G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 DESLOCAÇÃO A SOUSELAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: DESLOCAÇÃO A SOUSELAS   Qua Set 09, 2009 7:26 pm

Em terras do Mondego,

outras terras se mostraram…



E MONTARGIL esteve lá!







Face às dificuldades com que fomos confrontados nos dias anteriores (chegou mesmo a considerar-se a hipótese de pela primeira vez em quarenta anos se comunicar a impossibilidade de nos deslocarmos), o que seria muito mau para a credibilidade futura, e não só),

foi gratificante no final da actuação receber os parabéns do Dr.Joaquim Correia,( ali a representar a Federação do Folclore Português, e como Presidente da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego ) e do Dr. Mário Nunes( Vereador da Cultura do Município de Coimbra e nome credível no mundo da cultura popular)parabéns pelo nível da actuação e pelo trabalho que o R F M vem realizando ao longo dos anos,ali bem patente e que uma cuidada apresentação mais vincou. Caso para dizer que como o azeite o trabalho vem sempre ao de cima.



Neste festival e para além do grupo organizador— Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Souselas—representativo da Beira Litoral, especificamente das zonas Gândaras, da Bairrada e do Mondego, estiveram mais quatro Grupos:

O Rancho Folclórico de Belas, da Estremadura Centro, especificamente da zona Saloia, que há muito conhecemos, é representativo de uma terra cujas actividades dominantes eram a agricultura (cereais e hortícolas) e a pecuária, e para onde vinham “ a águas” pessoas de fora..As “ danças de roda” e “ a despique” não passam despercebidas, mas há muitas outras reminiscências. Entretanto, o Rancho Folclórico da Maciueira da Lixa, vem de Entre Douro e Minho.



E também o Ribatejo aqui tem um digno embaixador—o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima. É o Vira, o Gaio Rolado, as Modas de Roda e ao Fandango do Bairro, nos despiques e nos Bailaricos da Lezíria., nas eiras e nos terreiros. Outras danças havia que bailadas apenas pelas famílias mais abastadas—como as Valsas, a Dança a Dois Passos, e outras Danças de Salão e Bailaricos, que acabaram por ser trazidas para os terreiros e adaptadas pelo povo..



A encerrar, o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Madalena, que representa uma pequena freguesia de Vila Nova de Gaia. Entre outras figuras apresenta o “pedreiro”, “ a mulher que cozia o pão”,a “ leiteira”,e os trabalhadores dos campos do “ milho”.Quanto à suas “modas”, registam-se os “viras”, o “malhão” e a “tirana”, e as “melodiosas<canbtigas que ecoavam nas noites em tempo de desfolhada”.



Estes apontamentos são simples notas informativas, dado que por razões óbvias não fazemos qualquer apreciação técnica. Mas refi8ra-se que SOUSELAS é uma vila com 3146 habitantes, que se distribuem por 1036 famílias.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
DESLOCAÇÃO A SOUSELAS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Tradicional e Popular :: Etnografia e Folclore :: Rancho Folclorico de Montargil-
Ir para: