G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Conversas para uma Cultura da Tradição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: Conversas para uma Cultura da Tradição   Qua Set 10, 2008 8:26 pm

Conversa
para uma Cultura da Tradição


Alguém escrevia recentemente, que “ um povo só prospera e tem futuro quando não esquece o passado e as suas genuínas raízes culturais”. Palavras sábias estas, que uma minoria de grupos de folclore de há muito interiorizou e se expressa no trabalho que vêem desenvolvendo. Eles sabem que não podem vestir/trajar o que lhe apetecer, não podem cantar e bailar o que e o como entenderem. Eles sabem também que devem ser um museu vivo da sua terra ou da sua região e, claro ,anda por aí muito gato a passar por lebre.
Mas o Poder Central que sempre teve responsabilidades neste estado de coisas, tem-nas agora acrescidas desde que em 24 de Janeiro a Assembleia da República aprovou, para ratificação, a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que havia sido adoptada em Paris, em 17 de Outubro de 2003, na 32ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO. Esta Convenção foi assim vertida para o acervo legislativo português, tendo sido publicada no Diário da República, 1ª série, nº 60,em 26 de Março de 2008, sob a designação da Resolução da Assembleia da República nº 12/2008.
Trata-se sem dúvida de um grande passo em frente, mas só por si legislar não chega; agora é preciso que no Parlamento todos saibam o que são a “etnografia e o folclore”, e nos centros de decisão a cultura tradicional” seja tratada com o devido respeito ,e que as águas sejam separadas.

E um papel muito importante cabe à Imprensa Regional que não pode continuar a noticiar acontecimentos ditos de folclore, como se realmente todos de folclore fossem .Claro que os grupos que são indevidamente tratados como tal, também têm a sua função Sócio-Cultural ,mas a sua actividade não assente num trabalho científico de pesquisa, não são representativos

Lino Mendes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: CULTURA E TRADIÇÃO   Ter Dez 16, 2008 8:58 pm

Cultura da Tradição




NÃO NOS PODEMOS CALAR!



É um crime de lesa-cultura ignorar ou alienar a tradição




Temos plena consciência de que a todos os níveis sectoriais ,o nosso país atravessa uma grave crise que não pode ser ignorada. e se expressa na triste realidade de ser na Europa aquele que maiores desigualdades sociais apresenta. Mas o que muito me preocupa no momento, e não estou louco, é a indiferença quase criminosa com que se encara a “cultura tradicional”, a nossa “memória” ,as “raízes” que nos caracterizam e dizem quem somos .E, não obstante o trabalho relevante que vem sendo desenvolvido pela Federação do Folclore Portuguê e pelo INATEL, assim como o apoio que as Autarquias vão concedendo, é urgente e fundamental que o Ministério da Cultura não a ignore , que o Ministério da Educação a integre na Escola---que o problema não é apenas de dinheiro mas essencialmente de Conhecimento.

A maioria dos grupo que de etnografia e folclore se intitulam são uma negação do mesmo. Têm, é certo, razão para existir , mas têm espaço próprio, com todo o respeito não podem coabitar com os que são representativos. E têm a sua quota parte de culpa na maneira como TODOS são encarados, já que no nosso país não há uma Cultura da Tradição.

Depois, e por muito que algumas entidades venham fazendo de positivo, são graves os problemas económicos com que de uma maneira geral os grupos se debatem, especialmente os que remuneram os músicos. Que os trajos correctamente confeccionados(artesanalmente),mesmo numa zona pobre custam muito dinheiro. E quando existe uma Escola, é um permanente “gastar”.

Vamos, pois ,ter plena consciência da importância da “Cultura das Tradições”, separem-se as águas, apoie-se em face da qualidade que se tem ou se pretende ter. Que um povo sem memória não existe!

Que eu me recorde e até este momento ,nenhum Governo do nosso País se preocupou com a nossa identidade cultural, que brota da nossa ruralidade, de montes e vales, de vilas e aldeias. Que me lembre, em nenhum grande debate onde se falasse de Cultura ,a Etnografia a e o Folclore foram referidos. Aliás, e porque as televisões não mostram a riqueza que neste campo temos. desconhecemos o país que somos.


Aliás, chegamos ao ponto de para alguns intelectuais e altas figuras da nossa praça, folclore ser sinónimo de coisa de somenos, de sem importância. A verdade é que não há nenhum Dicionário que isso diga, e para a Sociedade de Língua Portuguesa só um analfabeto assim pode pensar.

Com todo o respeito pelas pessoas em si, não nos podemos calar! Porque é um crime de lesa-cultura ignorar ou alienar(coincidentemente ?) a “tradição”.


Lino Mendes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Conversas para uma Cultura da Tradição
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pins de fútbol chileno y otros para intercambiar
» [DUVIDA] Tintas para reparo de descasques. (poseidon ROE)
» Tema para o próximo Torneio.
» Lista de Inscrições para o I Torneio Especial
» Pins para troca - raultra

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Tradicional e Popular :: Etnografia e Folclore :: Rancho Folclorico de Montargil-
Ir para: