G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Os Yesman...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luís Manso



Número de Mensagens : 435
Idade : 56
Localização : Montargil
Data de inscrição : 22/07/2008

MensagemAssunto: Os Yesman...   Ter Jul 14, 2009 2:29 pm

Os Yesman...

Não, não são nenhuma tribo na África profunda.

São uma classe de criaturas que se encontram em todo o lado, seguindo, subservientes, agradando ao Chefe que, ufano e poderoso, adora ser seguido pela corte dos seus Yesman, que o lembram sempre «Sois Rei! Sois Rei!»

O Rei Sol adora, ama tanta bajulice, agradece com um gesto real com a mão, deixando os pobres Yesman extasiados, igualmente com um sorriso de prazer.

Onde encontramos estes Yesman?

Tecnicamente (isto é, em Inglês Técnico; ou Inglénico?!) deveria ser Yesmen, com E, pois sabemos que o plural de man é men, conforme nos demonstrou o nosso primeiro no seu exame por fax (ai as Novas Tecnologias...) de Inglês Técnico, na sua licenciatura (ou será lissençiatura?) de inginhêro.

E também não deveria ser Yesman, porque também podem ser femininos, ou femininas, e seria Yeswoman (plural, Yeswomen)... que às vezes são piores que eles!...


Gaita, 'tou a ser chato como o caraças!!! Avancemos.


Continuemos a falar nos Yesman (visto que o género aqui não interessa). Esta fauna pode-se encontrar em qualquer Câmara, qualquer escola, qualquer órgão de administração.

Os Yesman são aquilo a que, no tempo do antigamente, se chamavam de comissários políticos. Ou controleiros, aqueles que contolavam. O seu terreno de predilicção eram os antigos países comunistas, e que hoje têm um bom exemplo na República 'Democrática' da Coreia do Norte, onde o Grande Líder não dá abébias a ninguém!

Hoje, o que são?

São aquelas pessoas que, nas reuniões, aquando das votações 'livres e democráticas', fazem aqueles gestos subreptícios (comme qui ne veut la chose) aos outros pobres mortais e membros da reunião, apontando para o candidato que o Chefe apoia e de quem tem saudades, porque é preciso substituir o que lá está, que é um verdadeiro «pain in the ass» (desculpem lá, mas esta não traduzo!).

E os pobres mortais, coitados, obedecem, ouvindo a ladaínha dos Yesman, evocando o exemplo de Cesar: «Remember, thou art mortal!»

Ai de quem ousa dizer que o rei vai nu...


E ao longe ouvem-se os Yesman, que continuam perorando «Sois Rei! Sois Rei!», e o Rei gosta e vai-lhes dando umas migalhas, na sua magnificência, na sua omnipotência, do alto do seu castelo, inacessível.


Exagero? Será?

Não me refiro a nenhum caso em particular, mas basta olhar para o nosso Governo, onde um Ministério autista e solipsista mira o seu umbigo, dizendo «ai que lindo ele é, com tantas positivas a Matemática, com tanto sucesso, ai vivam as novas oportunidades...», e esquece-se do essencial. E este é invisível, como dizia o Principezinho. Não se mede, não entra nas estatísticas. Logo, não sendo mensurável, não interessa. Se não se pode fazer um graficozinho de barras com muitas cores, então nem se fala nele!

Basta olhar para as nossas Câmaras Municipais, quaisquer elas sejam. Felgueiras, Gondomar, Oeiras, outras perto de si... Dinheiro esbanjado, deitado para a rua... Obras de fachada, Fundações e empresas municipais, sacos azuis, electrodomésticos para os amigos...

Basta olhar para as nossas Escolas, onde falar contra o poder instituído é ser considerado um pária, com todas as consequências que daí advenham. Ninguém quer caminhar lada a lado com quem ousa colocar o Chefe em questão, isso não. Cheiram mal, não prestam, não sabem nada! Se tem um cargo, destitui-se. Nem que tenha que ser por eleições 'democráticas'!

Os Yesman estão lá para não deixar que aconteça qualquer mal ao Chefe! Eles são a linha da frente, os peões de brega, aqueles que defenderão o Chefe até debaixo de água. São a infantaria, aqueles que dão o corpo às balas, se preciso for.

E que dirão, se assim forem mandados, que o céu é amarelo!


E o daltónico sou eu?!



_____________________________


A pedido de algumas famílias:

Yesman: n.m. pessoa sem opinião própria, que concorda frequentemente com a opinião de outras pessoas

Comme qui ne veut la chose: como quem não quer a coisa

Pain in the ass: (isto é um blog para toda a família, por isso vão ver ao dicionário!)

'Remember thou art mortal': 'Lembra-te que és mortal' (frase dita por um general romano a Julio Cesar, após uma importante vitória militar)


_____________________________________



Publicada por Papagaio em 1:00
Etiquetas: câmara, ministra, yesman

In http://papagaiodaltonico.blogspot.com/2009/07/os-yesman.html
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Os Yesman...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Diga de sua justiça-
Ir para: