G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Alguns carros híbridos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luís Manso



Número de Mensagens : 435
Idade : 56
Localização : Montargil
Data de inscrição : 22/07/2008

MensagemAssunto: Alguns carros híbridos   Seg Jun 29, 2009 1:25 pm

Tão diferentes... e tão iguais
HONDA INSIGHT

Baixo e aerodinâmico, a quase isenção do imposto automóvel (ISV) coloca-o a €20.000, na linha de um Ibiza 1.4 tdi, ou de um Peugeot 308. Um mostrador central a cores dá indicações sobre a economia da condução.

Por baixo, os consumos instantâneo e médio e, à esquerda, o funcionamento do bloco eléctrico auxiliar (apoia o motor de 88 cavalos nas subidas ou ultrapassagens emprestando-lhe mais 14 cavalos e carrega a bateria nas travagens).

Pega de botão, que também serve de testemunho do sistema "Start and Stop".

A caixa é automática com transmissão infinitamente variável. Lembram-se dos DAF Variomatic? A diferença está na quantidade de eco-informação dada ao condutor para o ajudara gastar menos. Numa Segunda Circular engarrafada, em Lisboa, gasta três litros aos 100. Que sobe para cinco litros em circuito urbano.

Na auto-estrada ou na serra o carro continua seguro e confortável. Mas a assistência eléctrica ao motor principal (um 1300 a gasolina) torna-se residual e o consumo pode chegar aos sete litros. Não envergonha, mas um diesel moderno, a começar pelos da marca, faz melhor nesses traçados.

Uma diferença que tenderá a esbater-se ao fim de uns milhares de quilómetros de condução híbrida, cujos segredos não se dominam à primeira.

TOYOTA PRIUS

Em Estocolmo, onde decorreu ontem a apresentação europeia da terceira versão deste híbrido, alguns dos táxis são "colegas" do modelo testado. Exteriormente distingue-se por alguns pormenores estéticose pela inclusão (opcional) de painéis solares no tejadilho (que alimentam a climatização, por exemplo, quando o carro está parado ao sol).

Do ponto de vista mecânico o motor passou a ser maior, um 1800 (a gasolina) de 98 cavalos, e com o auxílio do alternador/gerador eléctrico a potência total sobe para 136 cavalos.

O andamento é suave e silencioso, a menos que se ligue o botão "power", previsto para alguns momentos de condução mais dinâmica. Inversamente, pode andar-se em modo totalmente eléctrico, mas a autonomia da bateria não permite grande voos ecológicos, digamos, meia dúzia de quilómetros. A caixa continua a ser automática, alguns mostradores assinalam o consumo instantâneo e se o sistema eléctrico está a ser carregado ou a auxiliar o motor.

O que não é fácil, mesmo acelerando suavemente, é manter o cursor nos cinco litros aos cem. Talvez com algum treino... Interessante é a projecção virtual no pára-brisas da informação do GPS e da velocidade. Bem visto e prático porque dá a informação essencial sem obrigar a tirar os olhos da estrada.


Texto publicado na edição do Expresso de 27 de Junho de 2009
http://aeiou.expresso.pt/hibridos-mais-leves-e-mais-ecologicos=f523128
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Alguns carros híbridos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Evento de Carros na Horiginal - 17/09/2011
» Carros Envelhecidos e de Ferro-Velho
» A.Diniz
» Pontiac Firebird 68
» Mustang Stallion Foose

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Noticias Gerais-
Ir para: