G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 

coluna de opinião

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin

Número de Mensagens : 869

MensagemAssunto: coluna de opinião   Seg Mar 23, 2009 8:07 pm

Sindicatos
sua razão de ser

Se a sua razão de ser for analisada por mentes descomprometidas de quaisquer poderes, --- político, económico, religioso ou outros,--- naturalmente será devidamente compreendida a existência e necessidade dos Sindicatos .É que a exploração do homem pelo homem é uma constante na História da Humanidade, e não é por acaso que diferentes quadrantes sociais o lembram anualmente e todos no 1ºde Maio---Dia do Trabalhador para os Sindicatos Dia da Solidariedade para os Movimentos Operários da Acção Católica e Dia de S.José Operário por determinação do Papa Pio XII em 1955.

É certo que os tempos mudaram, e que como trabalhador é hoje encarado tanto o que maneja a enxada ,o martelo ou a caneta, e não estamos em 1891 quando o Papa Leão XIII, através da encíclica “Rorum Novarum” referia o terrível conflito que se estava a gerar entre o mundo do capital e o do trabalho, atirando o trabalhador para uma situação de miséria imerecida .Mas continua a ser preciso lutar para, como refere o Papa João Paulo II na Carta Encíclica “Laborem Exercens, se conseguir o objectivo de “ tornar a vida mais humana””

Só contesta o sindicalismo quem não defenda o respeito pelos Direitos Humanos, quem queira ter nas mãos os seus subalternos, muitas vezes manietados pela falta de trabalho. Claro, que se me disserem que há Sindicatos que mais não são do que correias transmissoras de ideais partidários, de contestatários dos governos (sejam quais forem), eu concordo, até porque fui Delegado e Dirigente na Função Pública, sei como as coisas acontecem. Pessoalmente e por princípio sempre entendi que um Sindicato deve defender os seus associados, mas igualmente chamar a sua atenção quando o comportamento dos mesmos não está em conformidade com a lei e com a ética.

Estar ou não estar num Sindicato, fazer ou não fazer greve, são direitos Constitucionais, que não podem nem devem ser contestados. Desconfiar no entanto de quem encara um Sindicato como um mal( se funciona bem ou mal isso já é outro assunto)

Lino Mendes
Ver perfil do usuário

coluna de opinião
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» PAP Criação de uma coluna Grega
» Chevy 1953 - Bel Air e outros
» Douglas DC-8-73 Delta Airlines
» Opinião - Cavaleiros sem Constelação e as armaduras "perdidas"
» Figura raríssima do Cloth Myth Minos de Griffon.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Poesia-
Ir para: