G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 DESLOCAÇÃO DO RANCHO FOLCLÓRICO A AIUD- ROMÉNIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Antonio Mendes



Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

MensagemAssunto: DESLOCAÇÃO DO RANCHO FOLCLÓRICO A AIUD- ROMÉNIA   Qui Ago 08, 2013 12:31 pm



DESLOCAÇÃO À ROMÉNIA
Dias 23/24

Foi com alegria que pelas 18.30h. sensivelmente do dia 23 de julho do corrente ano, partimos de Montargil, mas ao mesmo tempo com alguma “nostalgia” por termos deixado familiares, amigos e alguns elementos do RFM, que por diversos motivos não puderam acompanhar-nos.
Pelas 22.45 h., la partimos no voo TP 722 G, com destino a Bucareste, onde tivemos o prazer da nossa presença ser anunciada pelo comandante.
Foi uma viagem tranquila( apesar de alguns nervos, próprios de quem anda ….pouco de avião…). Um pouco mais atribulada a viagem no avião da Tarow que nos levou de Bucareste a Cluj, onde tínhamos à nossa espera a Daniela Puiac (nossa guia) e a representante da câmara. Chegando a Aiud, logo nos instalamos no Hotel Maliva. Banho Tomado e já com o estomago “aconchegado” com o almoço, ainda tivemos tempos de ir visitar “Balta Aiud”, uma Zona de Lazer, onde pela primeira vez conseguimos dormitar um pouco (tudo servia- relva, bancos…).
Regressamos ao Hotel ainda a tempo de dormir uma horita e…jantar( um apetitoso frango com arroz).
Uma temperatura bastante agradável convidou-nos a dar uma “volta” pela noite de Aiud.
Por volta das 23.30h, o pessoal foi regressando para finalmente descansar a sério.


DESLOCAÇÃO A ROMENIA
Dia 25

Entre as 8.00 e as 8.45h. lá fomos tomar o “Micul Dejun “(pequeno almoço), no hotel onde dormimos, tendo partido de seguida para uma visita a um museu local.
Tal como de manha, o almoço -“massa de prânz” foi no mesmo local; um pouco de descanso e pelas 16 horas todos os grupos foram experimentar o palco ( com calçado normal). Pelas 20.45 h., já estávamos preparados para a nossa primeira atuação.
Recebidos com muito entusiasmo tentamos corresponder da mesma maneira; o pior é o mesmo de sempre, o palco escorregadio que nos “obrigou” a ter mais atenção e a moderar o andamento, mesmo assim não evitando algumas escorregadelas.
NO final, satisfação pelo dever cumprido e rapidamente demos um saltinho a “Casa” para um duche rápido e partimos para animar a Festa supostamente dos Romenos e Polacos.
Já noite dentro, o descanso merecido.


DESLOCAÇÃO A ROMENIA
Dia 26

Pelas 9 horas, estava à nossa espera uns ovos mexidos com salsicha e….. que nos ajudou a “ganhar” forçar para o dia , que se iniciou com a cerimónia de boas vindas na Câmara, onde todos os grupos e representantes das autarquias trocaram lembranças.
Ainda no período da manha fomos visitar “um mosteiro” inserido num espaço bem bonito.
O Almoço já foi um pouco tarde e foi seguido de umas horas de descanso.
Pelas 19 horas o jantar -“Cina” seguindo-se a nossa 2ª. Atuação, onde participaram grupos da Hungria, Bósnia, Ucrânia e Roménia. No final e já com um duche rápido tomado fomos organizar a festa de Portugal, juntamente com a Hungria (que não levou alimentação e que nos obrigou a reforçar o que tínhamos…). Ensinámos os presentes algumas modas tradicionais, e ainda houve tempo para a Rita, a Laura o Gonçalo e Bernardo cantarem. Depois seguiu-se as danças, uma mistura de salão e populares. Ficámos satisfeitos quando nos disseram que tinha sido a “melhor Festa”.


DESLOCAÇÃO A ROMENIA
Dia 27

Pequeno almoço tomada e lá fomos ate Alba, onde visitámos um espaço lindíssimo, todo recuperado e que poderá ser considerado um dos grandes monumentos da cidade/Roménia e depois uns minutos para comprar algumas recordações..
Regresso a Aiud para um almoço pelas 15 horas. Um pouco de descanso para alguns e piscina para outros. Pelas 20 horas o jantar, em local diferente e de seguida marcar presença na Festa organizada pela Letónia e Servia.
Como o cansaço já era muito viemos para o Hotel, na intensão de descansar um puco, o pior é que a festa de casamento que lá estava a decorrer durou até as 6 da manha, o que quer dizer que o descanso foi quase nulo…..


DESLOCAÇÃO A ROMENIA
Dia 28


Depois de uma noite complicada, veio o Dia mais complicado.
Já era o acumular de muitos dias, por isso foi com alguma dificuldade que de manha partimos para cantar em duas Igrejas. Mas o que parecia difícil, tendo em consideração, por exemplo os polacos que nos acompanharam e que fazem da dança e da canção o seu modo de vida, até se tornou fácil, ao ponto de nos ter sido pedido o envio da gravação que foi efetuada..
Pelas 13.30h. o almoço, depois uma hora de descanso e pelas 15 horas trajámo-nos e assim permanecemos até perto da 1 hora da manha do dia 29.
Depois de um desfile de alguns quilómetros sob uma temperatura bastante elevada, fomos jantar e pelas 20 horas seguimos para o local da atuação, onde esperamos a nossa vez. E que bem que correu….
Tivemos de esperar pelo fim do espetáculo, onde nos juntamos com todos os grupos no palco, para uma canção final, acompanhando um dos cantores mais famosos da Roménia.
Finalmente fomos para o Hotel, onde tomamos um duche, e quem ainda se “aguentou” foi até a festa/convívio final, com a presença de varias entidades.


DESLOCAÇÃO A ROMENIA
Dia 29


Manha na cama para quem não quis tomar o pequeno almoço, preferindo ficar a descansar e pelas 13.30h. o último almoço em Aiud.
Tarde para as ultimas “voltinhas”, arranjar a mala……
17.30h., convívio final do grupo no hotel, com os nossos guias e partida para o aeroporto.
A viagem de autocarro foi um pouco atribulada e cansativa, mas com cerca de 1.30h. de atraso la chegamos a Lisboa, vindos de Bucareste.
Sensivelmente pelas 12.35h o autocarro que nos foi buscar ao aeroporto chegou a Montargil, onde nos esperavam familiares com muitas saudades



DESLOCAÇÃO A ROMENIA

Balanço Final


Foi uma deslocação bastante cansativa, mas interessante a vários níveis.
Conhecemos outras culturas, outras tradições e conseguimos que o nome de Montargil, Ponte de Sor e Portugal fosse falado por todos com muito agrado e satisfação.
A nível de atuações, apesar de estarem presentes autenticas “universidades” de dança e canção, a nossa “representação” foi bastante apreciada, tendo recebido muitos aplausos e comentários elogiosos.
Todos os elementos do grupo portaram-se à altura e sacrificaram-se (quando foi caso disso) a bem do nosso País.
Os nossos guias, principalmente a Daniela Puiac foram inexcedíveis, e o representante da Câmara que nos acompanhou, Vereador Luís Jordão integrou-se perfeitamente no grupo e conseguimos formar uma autentica “família”. O nosso obrigado.
Estamos muito agradecidos à Câmara Municipal de Ponte de Sor pela oportunidade que nos proporcionou.
Ficamos com a certeza do nosso sucesso, quando antes da entrada para ao autocarro que nos haveria de conduzir no inicio do nosso regresso a Portugal, a “Felícia” representante da Câmara de Aiud nos disse que esperava que lá voltássemos, que mudou (para melhor) a opinião que tinha dos portugueses e que nos adorou. A comprovar vieram as lágrimas quando se despediu de nós.
ATE BREVE
http://imageshack.us/a/img405/1650/npbl.jpg






Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Antonio Mendes



Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

MensagemAssunto: Re: DESLOCAÇÃO DO RANCHO FOLCLÓRICO A AIUD- ROMÉNIA   Qui Ago 08, 2013 12:34 pm



http://imageshack.us/a/img850/2105/33sb.jpg



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Antonio Mendes



Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

MensagemAssunto: Re: DESLOCAÇÃO DO RANCHO FOLCLÓRICO A AIUD- ROMÉNIA   Qui Ago 08, 2013 12:37 pm

http://imageshack.us/g/405/npbl.jpg/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: DESLOCAÇÃO DO RANCHO FOLCLÓRICO A AIUD- ROMÉNIA   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
DESLOCAÇÃO DO RANCHO FOLCLÓRICO A AIUD- ROMÉNIA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Viva!
» Chegando....
» BOEING 737-300 VARIG OLD COLORS MINICRAFT 1/144
» Centro Histórico Overlord
» Imagens românticas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Tradicional e Popular :: Etnografia e Folclore :: Rancho Folclorico de Montargil-
Ir para: