G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 ponto de encontro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: ponto de encontro   Qua Dez 05, 2012 12:31 am




Em reunião de Direcção foi recentemente aprovado o Plano de Actividades para 2013,que tendo necessariamente em atenção a crise com que nos debatemos, não deixa de ser ambicioso, pois são uma dezena de sectores em plena actividade. Ambicioso mas realizável, mas dependente agora também da cooperação que se tiver, nomeadamente das autarquias, que como temos dito, vem sendo muito importante, por vezes mesmo decisivo. Mas naturalmente e por coerência tentaremos angariar algumas receitas próprias, casos de receitas de bar nos eventos que realizarmos, e de entradas de contributo facultativo para os mesmos (eventos).

Continuaremos a ter uma certa “proximidade” com a EBI e com o “Parque de Campismo”-- estando naturalmente abertos a novas cooperações--, assim como a novas parcerias. Felizmente e a nível de colóquios e debates, vamos poder continuar a contar com a presença de velhos amigos, exemplo já em Janeiro com o investigador Dr.José Alberto Sardinha e lá mais para diante com a Drª Carla Raposeira (actualmente coordenadora da Cultura, no INATEL) e outros amigos como o Antropólogo Dr. Aurélio Lopes para mais não citar, e ainda recentemente a escritora Rita Vilela, com livros no PNL,me disse estar disponível, sem euros à mistura, para connosco colaborar inclusivamente num espaço a criar no nosso Fórum e dedicado à Infância. Rita Vilela é Psicóloga.
Será também de referir que no âmbito do IMPRENGIL-Serviço de Divulgação Cultural, cuja acção se desenrola na sombra, estamos a corporizar o Projecto FONTES E PONTES DE PORTUGALIDADE, em que já estão. empenhadas mais de uma dezena de publicações das Comunidades espalhadas pelo mundo. Também em parceria com o Pavilhão Literário e Cultural Singrando Horizontes (Brasil) estamos a realizar o projecto Caravelas de Cultura (um espaço de Lusofonia).
E a terminar, um assunto, que pode parecer estranho, a demora da publicação da obra “Montargil— Gentes de Antigamente,” que vimos anunciando há 3 anos, e a verdade é que desde então o material está preparada. Mas se a edição de um livro é sempre importante, o essencial era a pesquisa, e está feita, pelo que é garante que as autarquias e as escolas a receberão sempre. Perdemos no entanto um prefácio de José Luis Peixoto que durante um ano esperou pelo material.
Neste momento,entretanto, aguardamos a vinda de uma responsável de uma credenciada Editora, inclusivamente para escolher o material a incluir dado que o existente terá que ser dividido por outros cadernos específicos. Entretanto, já há algum tempo, recebemos uma proposta da mesma editora para publicar em livro 12 das minhas crónicas (Cadernos de Etnografia e Folclore) mas dado eu ser um autor desconhecido no meio, havia que garantir a venda de uns tantos livros, condição que não me foi possível aceitar.
Mas, com esta ou outra editora,vamos certamente divulgar em livro estes trabalhos até porque há dias, uma jovem professora (Mestrado em Ciências da Comunicação e Doutoramento em Linguística) e com quem colaborei recentemente numa pesquisa a nível do Alentejo, me contactou dizendo que não me preocupasse, que quando eu tivesse tudo devidamente revisto, o editor apareceria.
E ao virar da esquina para mais um ano de actividades, são estas as primeiras palavras.Com um voto de sucesso a todos os que nossa terra, desde que no respeito pela ética, a que também estamos obrigados, promovam cultura.
Lino Mendes

GPSCM 04/12/012[/size][/font]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: BOAS FESTAS   Qui Dez 06, 2012 12:17 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: QUEM SOMOS?   Qui Dez 06, 2012 1:08 am

Quem somos?
Para quem não nos conhece…[


Antes de mais, somos uma associação que não se dirige a um público específico, que está de “porta aberta “aos que connosco queiram trabalhar. Não interessa que “pensem diferente,” o que até é salutar, desde que venham por bem e se proponham trabalhar em harmonia. Aqui predomina o “colectivo”.
A nossa caminhada é no sentido de construir pontes e derrubar barreiras. Três vertentes marcam os nossos objetivos: a defesa do tradicional como factor identitário, o abrir caminhos à criatividade, e à inovação.
Para nós, o “popular” e o “erudito” são duas faces da mesma moeda ( a Cultura)que se complementam ,certo que situadas em lugares, mas não em patamares distintos .
Entendemos que nenhum género cultural se destina a específico extracto social. É verdade que muitos amantes do popular desconhecem o que é, por exemplo, uma Sinfonia ou compreendem um quadro de Picasso. Mas da mesma maneira que a maioria dos que vão ao S. Carlos nada sabem, e é grave, o que é a nossa “Cultura Tradicional”.
A nossa caminhada continua sem atropelar ninguém. Aliás, a nossa mensagem de Natal exprime bem o que pretendemos.

Para que aconteça NATAL é preciso construir e defender um mundo de PAZ ,no respeito por valores como a liberdade, a igualdade e a solidariedade , a tolerância,a justiça social ,que se assuma um compromisso para com a defesa dos Direitos Humanos, e que tudo o que façamos assente no valor fundamental da ÉTICA.

No entanto, é bom que se diga, ao contrário de Cristo, não damos a outra face. Somos humanos, e como diz a nossa gente,” quem não se sente não é filho de boa gente”
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: TURISMO   Qui Dez 06, 2012 8:26 pm

[size=18


Ceia da Silva foi reeleito presidente da ERTA, e o Alentejo continua na crista da onda.
E em Montargil, como estamos?
Parece-me consensual, considerar o turismo como a base do desenvolvimento da nossa terra. Sempre ouvi os responsáveis pelo sector considerar a nossa Barragem como “sala de visitas e de entrada” do distrito, e agora até podemos acrescentar a “Zona vede do Laranjal”. No entanto quando se fala das mais valias da região, Montargil ainda não conta .Muito se fala em potencialidades, que no entanto só são riqueza quando deixam de o ser E, é incontornável, para se avançar, poucas terras terão um potencial cultural como nós.
Por que será?
Faz um ano em Janeiro, Ceia da Silva esteve entre nós, e apontou caminhos. E é de nós, da comunidade, que tudo depende. Mas será que há vontade para isso? O evento “Encontro com os Sabores Locais” poderá dar uma resposta.
Aliás, em recente entrevista, Ceia da Silva faz algumas importantes declarações, das quais não resistimos a deixar três extractos:
a)-Sózinho ninguém consegue fazer nada;
b)-As pessoas têm que sair do sofás e dar a sua opinião e o seu contributo;
c)- É preciso acabar com os jogos escondidos.
Vamos lá a sair do marasmo .Certamente conhecem a parábola dos “sete vimes”
Lino Mendes[/size]

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: ponto de encontro   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ponto de encontro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Diorama Ponto Turistico.
» Dúvidas sobre preços de ponto cruz e portes de envio
» ponto cruz
» Dou cachorro
» Oi....

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Noticias de Montargil-
Ir para: