G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Montargil e as suas memórias 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: Montargil e as suas memórias 1   Ter Out 23, 2012 3:36 am




1


Montargil
e as suas
memórias


Da Tujeirinha ao Laranjal por trilhos e caminhos


Embora já esteja publicado (Arauto) um contributo para a História do Desporto em Montargil, parece-me de o recordar” quando pelo menos no futebol estamos a entrar numa nova era. Foi pena, mas também não me lembrei, porque esta festa que teve uma incontornável grandeza mais enriquecida teria sido, se temos distribuído uma súmula do mesmo e convidado a vir ali algumas figuras marcantes de então, se bem que seja ao colectivo que se tem que atribuir os “milagres” que então aconteciam.
Recordo aqui apenas, o “Grupo Desportivo da Casa do Povo” e o “Grupo de Promoção”, mas tenha hesitado em fazê-lo dado ter sido durante todo esse tempo “Director Desportivo”, mas diga-se desde já, sem responsabilidades técnicas nas modalidades. E houve muita gente que dignificou o nome da nossa terra e as novas gerações desconhecem.
O terreno onde se jogava era uma espécie de campo de futebol, e os balneários, calculem lá. eram de entrada comum, enquanto os árbitros se vestiam num quarto do António Pereira.
Mas Foi uma época de ouro, sem paralelo no distrito. De tal modo modo, que a Federação Portuguesa de Andebol marcou para aqui uma final na modalidade se 11,entre o Sporting e não me recorda qual o outro clube.
E por não me recordar, certamente que vão aqui acontecer omissões que desde já agradeço nos ajudem a preencher, para que a História fique o mais completa possível.
…………………………………………………………………………….
Façamos entretanto um “introito” para depois se entrar no âmbito do desporto organizado:
Recuemos aos tempos do Manuel Cardoso, do Pailó, do Papos seco, do Manuel Batalha , do Aníbal Carneiro, do Brazagal,do Vasco,e d o Manuel Baptista entre outros Dizia-nos o Cardoso, que “futebol jogávamos e bem O campo da bola era na Tujeirinha, lá em baixo, na Barragem. Despegávamos aqui do trabalho e lá íamos todos a correr para o campo, que mais tarde passou para o Pintadinho. Até cá veio o Benfica—devia ser aí pelos anos 39/40 do século passado( 1930/40)..Acontece que Montargil ganhou, graças a um jogador do Benfica,o Teixeira, que não estava a jogar mas entrou no campo para marcar o “nosso”golo. E eu estava lá

E também se corria de bicicleta, e o Cardoso era o rei. ”Faziam-se aqui muitas corridas, mas os meus amigos não prestavam para nada. Era o Pailó, o Joaquim da Vizinha, o Ildefonso Jaconete, o Aníbal Carneiro, e o Delgadinho que ganhava sempre o bacalhau(para o último ,Vinham também dois corredores de Cabeção .Diz ainda o Manuel Cardoso, que os corredores daqui só o viam à partida, nunca mais chegavam ao pé dele pois nunca mais o apanhavam. E a bicicleta dele pesava mais de doze quilos só o Manuel Baptista é que tinha uma já com mudanças e tudo.
Depois sei que houve ainda futebol com a mais nova geração—o Jaime, o António Maria Cardoso, o José Tomé--mas não tenho memória concreta. Só me lembra que era uma grande rivalidade com os Foros do Arrão Depois, estava eu nos meus 14 ou 15 anos, um funcionário dos Correios chamado Barata ,começou um grande trabalho ,mecanizando mesmo uma equipa de muito jovens com sistemas desenvolvidos no tabuleiro, por vezes no Salão Paroquial ainda sem piso arranjado. Mas o “mestre” regressou a Tomar e a obra não teve continuidade
.
……………………………………………………………………………
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Montargil e as suas memórias 1
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Cores Originais de Várias Marcas e Anos - Site!!!
» Alguém já tentou fazer os aviões na escala 1/144, em várias dimensões no programa catia?
» [Tópico Oficial] Qual foi sua última aquisição?
» 1ºMega Passeio/ Picnic Em Memória dos Motards que partiram "Oficial do MTP" 02/02
» [Parceria] Bulba RPG

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Desporto :: Desporto-
Ir para: