G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

Compartilhe | 

CARAVELAS DE CULTURA-Espaço de Lusofonia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
linomendes

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: CARAVELAS DE CULTURA-Espaço de Lusofonia   Seg Maio 28, 2012 5:56 pm

Photobucket
Este é um “ponto de encontro e de referência”de algumas pinceladas de cultura no âmbito da LUSOFONIA.´E um projecto aliciante mas igualmente ambicioso ,mas cujo sucesso vai depender da adesão que merecer em cada um dos países de Língua Portuguesa.
Aguardemos”
Ver perfil do usuário
linomendes

MensagemAssunto: PORTUGAL   Seg Maio 28, 2012 7:14 pm

Lino Mendes (Praça da Poesia) Moda de "saias"
Photobucket
Muitos saberão que a moda de “saias”, que são cantadas e bailadas ou só cantadas, com ou sem acompanhamento musical, são essencialmente cantadas a despique, entre homem e mulher ou entre mulheres, podendo eventualmente entrar na liça outro homem se em jogo está a conquista dessa mulher.

Ora, em 2004,solicitamos a um grupo de amigos que para o efeito fizessem algumas “quadras”. E aqui deixamos algumas das que nos foram enviadas:

FERNANDO MÁXIMO (Avis)

Ela:
Quando chegas sobe o sol ,
quando te vais desce a lua;
se tu foras um lençol
eu dormia toda nua

Ele:
Mas se eu fosse um lençol
branquinho como a geada,
tu, sem teres um cachecol
morrias toda gelada

JOSÉ DA SILVA MÁXIMO (Santo Antº Areias)

Ele:
Menina que tens o curso
responde ao fim e ao cabo:
quantos pelos tem o urso
sem contar com os do rabo

Ela:
Os pelos que um urso tem
estou certa e não me iludo:
os mesmos que tu, também,
incluindo o rabo e tudo!

M. ROSA VICENTE BARRABÉ (Tramagal)

Ele:
Contigo hei-de casar,
preciso de cozinheira;
ainda hei-de ser teu par,
ser teu dono a vida a inteira

Ela:
Lamento dizer que não ,
faço-o de forma singela,
sou bicho de estimação
mas não sou de andar à trela

GABRIEL RAMINHOS (Reguengo da Monsaraz)

Ele:
Minha linda alentejana,
moreninha de encantar,
meu coração não se engana…
-eu só vivo pra te amar!

Ela:
Deixa-te de brincadeiras;
de falar com fingimento.
Dizes gostar de trigueiras…
Palavras leva-as o vento!

HIPÓLITA M.CHARNECA CARRIÇO (Évora)

Ele:
Ó que menina tão linda
que me despertou paixão,
posso ter esperança ainda
de me dares teu coração?

Ela:
Meu coração já o dei ,
já chegaste atrasado,
infiel não serei,
vai cantar pra outro lado

MARIA ALBERTINA DORDIO (Portalegre)

Ele
Uns vivem na abastança
e outros pobres de mais;
para quê tanta riqueza,
se os homens são iguais?

Ela
Se os homens são iguais,
têm igual merecer.
O que têm uns a mais,
falta a outros pra viver

FRANCISCO MATOS SERRA (Cabeço de Vide)

Ele
Sempre aqui encontrarás,
se vieres a Montargil,
muito amor justiça e paz
num sonho feito de Abril.

Ela
Muito sincero e subtil…
Montargil sempre me apraz…
Aqui…o povo é gentil,
e, Abril não volta atrás.

CELESTE M. DA SILVA AVÓ CHARNECA (S. Miguel de Machede)

Ele
Vestidinho de chita verde,
nesta função se estreou,
está bonito e bem talhado,
minha bolsa é que o pagou.

Ela Tua bolsa é que o pagou,
e já remédio não tem;
tu deste-mo e eu aceitei,
Deus pague a quem faz bem. [/justify]

Fonte:
Lino MendesPhotobucket
Ver perfil do usuário
linomendes

MensagemAssunto: ORAÇÃO ECUM+ENICA EM TROVAS   Sab Jun 23, 2012 1:57 am

Oração ecumênica em trovas
A. A. de Assis
------------------------------------------------------------------------
C – Coordenador; L – Leitor; T- Todos
-----------------------------------------------------------------------------------------------
C – Paz e bem, querido irmão;
paz e bem, irmã querida.
Unidos em oração,
louvemos os dons da vida!
---------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANTO – 1 – Canção de São Francisco de Assis, patrono dos Trovadores

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
onde houver discórdia, que eu leve a união,
onde houver dúvida que eu leve a fé,
onde houver erro, que eu leve a verdade,
onde houver desespero, que eu leve a esperança, onde houver tristeza, que leve a alegria,
onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre,
fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado,
pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive
para a vida eterna.

JOGRAL – 1

T – Deus, no princípio, descerra / o palco da criação: / cria o céu e cria a terra / e enche de luz a amplidão.

Cria as águas e as reparte / em rios, lagos e mares, / e com ternura e com arte / cria os bosques e os pomares.

Coloca milhões de estrelas / na abóbada imensa e nua, / e acende no meio delas / o sol e em seguida a lua.

Faz que as águas se povoem / de peixes – grandes, pequenos, / e manda que as aves voem / com seus festivos acenos.

Num outro gesto ele faz / aparecer sobre a terra / toda espécie de animais: / os da planície e os da serra.

E é nessa alegre paisagem / que Deus finalmente lança / alguém que é a sua imagem, / sua própria semelhança.

“Façamos – diz o Senhor – / o homem; e a companheira / com quem partilhe o esplendor / e a graça da terra inteira.”

Cria-os Deus na excelência / da justiça e da verdade, / e dá-lhes a inteligência / e a vontade e a liberdade.

Dá-lhes a luz, o calor; / dá-lhes o ar, o alimento; / dá-lhes o aroma da flor; / e a chuva e o luar e o vento.

E lhes confia a incumbência / de, tendo o mundo nas mãos, / à criação dar sequência / formando um povo de irmãos.
-----------------------------------------------------------------

C – Hão de vir logo os bons dias / em que os homens poderão, / como sonhara Isaías, / uns aos outros dar a mão!

L – 1 – Leitura do livro do profeta Isaías – capítulo 11, versículos 6 a 9:

Em paz, o lobo e o cordeiro / a toca repartirão, / e afastarão por inteiro / as mágoas do coração.

Sem os ódios do passado, / sem agressão, sem conflito, / deitar-se-ão lado a lado / o leopardo e cabrito.

O bezerro e o leãozinho / irão juntos a passeio, /
e até mesmo um menininho / os tocará, sem receio.

A vaca terá no urso / seu parceiro de pastagem, / sem disputa, sem concurso, / sem nenhum tirar vantagem.

As crianças brincarão / no campo tranquilamente, / podendo até pôr a mão / na ninhada da serpente.

Jamais o mal será feito / a nenhuma criatura. / -- Será o reinado perfeito / da bondade e da ternura.
Pois como a água enche o mar, / nesse dia há de o Senhor / a terra inteira inundar / de paz, de justiça e amor!
Salmo
C – Tudo o que respira louve / e glorifique o Senhor!

L – 2 – Louvai-o no santuário, / louvai-o no firmamento; / em toda parte louvai-o, / louvai-o a todo momento.

Louvai-o com violinos, / ao som das harpas louvai-o; / louvai-o entoando hinos, / tangendo sinos louvai-o.

Louvai-o em cantigas novas, / batendo palmas louvai-o; / louvai-o cantando trovas, / em meigos versos louvai-o.

Tudo o que respira louve / e glorifique o Senhor. / Tudo cante, exulte e louve, / louve a Deus, que é puro amor!
-------------------------------------------------------------------
C – Vamos ouvir, de João, / a carta em que ele nos chama / para amar o nosso irmão / assim como Deus nos ama.

L-3 – Leitura da primeira carta de João – capítulo 4, versículos 7 a 10:

Queridos amigos meus: / amemo-nos mutuamente, / porque o amor vem de Deus, / para alegria da gente.

Quem ama de Deus é filho, / conhece o Pai Criador; / quem ama reflete o brilho / de Deus, porque Deus é amor.

Foi assim que Deus mostrou / o quanto é capaz de amar-nos: / seu próprio Filho mandou / ao mundo para salvar-nos.

O amor, amigos, é isto: / -- antes de o termos amado, / Deus nos deu seu Filho, o Cristo, / que nos livrou do pecado.
CANTO–2 – Canção da Alegria (Beethoven)
Escuta, irmão, a canção da alegria, / um canto alegre de quem espera um novo dia. /
Quem canta sonha cantando, / vive sonhando um novo sol, / em que os homens voltarão a ser irmãos. /
Se em teu caminho só existe a tristeza, / segue sereno na esperança e na certeza. /
Quem canta sonha cantando, / vive sonhando um novo sol / em que os homens voltarão a ser irmãos. /
Se não encontras alegria nesta terra, / busca a esperança na distância das estrelas.
Quem canta sonha cantando, / vive sonhando um novo sol, / em que os homens voltarão a ser irmãos.

C – Ouça a palavra fraterna / do Cristo a nos ensinar / que a graça da luz eterna / é para quem sabe amar.

L-4 – Leitura do Evangelho de Lucas – capítulo 10, versículos 25 a 28:

Pergunta um doutor da Lei, / querendo testar Jesus: /
– Diga, Mestre: o que farei / para entrar na eterna luz?

Responde Jesus então, / com palavras compassadas: / – O que é que diz a lição / das Escrituras Sagradas?

De imediato o doutor / cita o que ensina a lição: /
– “Ame a seu Deus e Senhor, / de todo o seu coração.

“Ame a seu Deus totalmente, / de alma, força e inteligência, / e ame o próximo igualmente, / sem nenhuma reticência”.

-- A resposta, diz Jesus, / é essa que aí está. / – Quem faz isso tem a luz; / na eterna luz viverá.
Preces
C – Oremos, irmãs e irmãos, / pelos que creem no amor; / pelos que apertam nas mãos / as mãos do irmão sofredor!

L-5 – Pelos irmãos Trovadores,/ que, no seu canto feliz, / são os meigos seguidores / de São Francisco de Assis.

T– Senhor, fazei-nos instrumentos do vosso amor!

L-5 – Pelos que assumem, cantando, / a pureza das crianças, / e estão sempre cultivando / sementeiras de esperanças.

T – Senhor, fazei-nos instrumentos da vossa bondade.

L-5 – Pelo autêntico poeta, / que extrai do seu coração / a mensagem de um profeta / que ensina a partir o pão.

T – Senhor, fazei-nos instrumentos da vossa justiça.

L-5 – Por todos os que, na terra, / semeiam versos de amor; / pelo bem que a trova encerra, / peçamos sempre ao Senhor!

T – Senhor, fazei-nos instrumentos da vossa paz.
------------------------------------------------------------------
C – Que saudade, que saudade / dos grandes mestres da Trova / que hoje estão na eternidade / partilhando a vida nova!

C – Saudade de Adelmar Tavares...

T – “Oh, linda trova perfeita, / que nos dá tanto prazer... / Tão fácil, depois de feita; / tão difícil de fazer!”

C – Saudade de Luiz Otávio...

T – “Às vezes, o mar bravio / dá-nos lição engenhosa: / afunda um grande navio, / deixa boiar uma rosa!”

C – Saudade de Lilinha Fernandes...

T – “Minhas netas, sempre rindo, / são meu alegre evangelho: / – musgo verde revestindo / de esperança um muro velho!”

C - Saudade de Barreto Coutinho...

T – “Eu vi minha mãe rezando / aos pés da Virgem Maria. / Era uma santa escutando / o que outra santa dizia!”

C – Saudade de Aparício Fernandes...

T – “Redimindo os pecadores, / conduzindo-os para a luz, / o maior dos sonhadores / morreu pregado na cruz!”

C – Saudade de Vera Vargas...

T – “A vida cedeu-me um canto / e outro à saudade legou. / No meu canto eu canto tanto, / que a saudade se mudou!”

C – Saudade de J. G. de Araújo Jorge...

T – “Tudo é trova: a flor, a onda, / a nuvem que passa ao léu... ? / E a lua, trova redonda / que a noite canta no céu!...”

C – Saudade de Lucy Sother Rocha...

T – “Deus fez idosos os sábios... / Eram velhos os profetas... / Mas, com um sorriso nos lábios, / não deu idade aos poetas!”

C – Saudade de Newton Meyer...

T – “O poeta é um pai fecundo / que se encontra e se compraz / entregando um filho ao mundo / em cada verso que faz.”

C – Saudade de Milton Nunes Loureiro:

T – “Senhor, escuta os cicios / dos excluídos, sem teto... / Troca seus ninhos vazios / por ninhos cheios de afeto!”

C – Saudade de Waldir Neves...

T – “Velho cultor de utopias / e de ambições sobranceiras, / sonho ver, ainda em meus dias, / um mundo igual, sem fronteiras!”

C – Saudade de José Maria Machado de Araújo...

T – “Trovadores, meus irmãos, / vamos viver de mãos dadas. / Onde há correntes de mãos / não há mãos acorrentadas!”
C – Querida irmã, caro irmão, / buscando juntos a luz, / vamos dizer a oração / que aprendemos com Jesus.

T – Pai nosso, que estás no céu, / teu nome é santificado. / Venha a nós, num puro véu, / o teu reino abençoado.

Faça-se a tua vontade / na terra e no céu, Senhor, / e que toda a humanidade / aceite viver no amor.

Nosso pão de cada dia / jamais permitas faltar: / o pão que traga a alegria / a todos, em cada lar.

Perdoa – nós te rogamos – / as ofensas cometidas, / tal como nós perdoamos / as ofensas recebidas.

E ao mesmo tempo, Senhor, / em que nos dás teu
perdão, / dá-nos forças para impor / resistência à tentação.

Livra-nos de todo mal, / levando-nos para o bem. / E o teu amor paternal / nos encha de luz. Amém!

C – Muito obrigado, Jesus, / porque em nós, a cada dia, / renovas a graça e a luz / da verdadeira alegria.

T – Agradecemos, Senhor, / o dom imenso da vida, / e a fé, e a esperança, o amor, / e a terra farta e florida.

Senhor Jesus, obrigado, / porque toda a natureza / é o sublime resultado / de um repartir da beleza.

De um repartir da bondade / que há no coração de Deus, / visando à felicidade / de todos os filhos seus.

Por isso também queremos / repartir o nosso pão: / o pão com que alimentemos / a boca de um nosso irmão.

E o pão de nossa alegria, / e o pão de nossa cultura, / e o pão de nossa poesia, / e o pão de nossa ternura.

Pois repartindo é que a gente, / fazendo a tua vontade, / lança no mundo a semente / da eterna fraternidade!

------------------------------------------------------------
C – Minhas irmãs, irmãos meus, / no seu bonito cantar, / proclamem o amor de Deus / em todo tempo e lugar!
----------------------------------------------------------------

CANTO FINAL – (Hino dos Trovadores)
Nós os Trovadores / somos senhores de sonhos mil. / Somos donos do universo / através do nosso verso. /
E as nossas Trovas / são bem as provas desse poder. / Elas têm o dom fecundo / de agradar a todo mundo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: CARAVELAS DE CULTURA-Espaço de Lusofonia   

CARAVELAS DE CULTURA-Espaço de Lusofonia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» pins de monumentos de españa
» OPEN GPC 2012 - Novo espaço - Fotos!!!
» Os meus pins!
» Limpeza de Membros Inactivos a 17-03-2012
» VM 2.5 - Espaço de discussão Opiniões/Melhorias

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: Sala da Cultura-
Ir para: