G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Trilhos NATURA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
linomendes



Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

MensagemAssunto: Trilhos NATURA   Qua Fev 08, 2012 4:38 pm

opinião

“ZONA HÚMIDA o que é?
[/font]

Segundo o texto aprovado pela Convenção de RAMSAR (que Portugal ratificou), zonas húmidas são definidas como "zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda os seis metros".



Quais os seus benefícios para o Ambiente,para a Humanidade?

Para além da Diversidade biológica, de que são importante refúgio, por isso estão inseridos na Convenção de Ramsar (patos, flamingos, batráquios como rãs e salamendras, peixes, etc, etc) têm como função a retenção e depuração da água, a paisagem, etc.
Repare por exemplo as galerias ripicolas (a vegetação que acompanha os rios) retém os sedimentos e portanto o fósforo, evitando a eutrofia das águas a jusante, retiram o excesso de azoto (do execesso de nitratos aplicados na agricultura a montante, permitindo uma boa qualiddade da água a jusante.
Outro exemplo, os estuários, para além de serem cresces (sítios onde se desenvolvem os peixes pequenos como a petinga que depois dá as sardinhas, etc.) funcionam como os rins da água que chega ao mar, retendo os metais pesados que ficam inactivos no lodo como pirites, retendo e degradando os tóxicos orgânicos etc.



Que medidas devem ser tomadas para a devida manutenção?Estas zonas, em especial as mais importantes devem ser defendidas e evitado a drenagem (para fazer agricultura, ou campos de golfo) e em especial a selagem (cobrir de cimento, estradas, aeroportos, casas, fábricas, etc9, evitando também um sobrecarga humana que degrade a diversidade biológica e destrua a vegetação.
Para além da paisagem, da manutenção da diversidade biológica, tem vantagens económicas pois dela depende a saúde dos ecossistemas a jusante, isto é da água dos rios, lagos, do estuário, da orla costeira, depende a capacidade produtiva, peixes e pesca, caça, saude de quem toma banho e mesmo de quem come o peixe e a caça.


O que mais pode dizer, para uma consciencialização sobre o assunto?”
Será necessário colocar o problema central que é que direito tem a actual geração de destruir um património natural? Uma espécie que pode ficar extinta? Qual o direito que temos de extinguir espécies?
Que direito temos de causar a degradação e vir a intoxicar com metais pesados que chegam ao mar e que são acumulados nos peixes que chegam à nossa mesa, ou à mesa dos outros?
Será que para alguns ganharem mais um dinheiro agora, podem destruir recursos que põem em causa a qualidade de vida dos orutrois e em especial da gerações que virão depois?
O que se diria se para uma empresa ganhar algum dinheiro de,molisse o mosteiro dos Jerónimos para vender pedra a pedra, ou para fazer um hotel?

Engº Eugénio Sequeira
— Liga para a protecção da Natureza[/size][/font]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Trilhos NATURA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: Sala da Cultura-
Ir para: