G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 c/Edgar Raposo IMPACTO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: c/Edgar Raposo IMPACTO   Ter Nov 22, 2011 2:38 pm

Á
Conversa
com EDGAR RAPOSO
(Escola de Dança IMPACTO-Setúbal)



Em primeiro lugar, como define a "Dança" e como nasceu a ideia da Escola Dança Impacto?

A Dança é das Artes mais completas, complexas, expressivas e emotivas… Existem dezenas de estilos diferentes e opostos mas a Base, o Pilar, a Raíz são, ou deveriam ser iguais em todos! Ou seja, a Dança expressa o que sentimos perante uma música ou uma sonorização… tudo é canalizado através de movimentos coreográficos mas… o mais importante, especial e mágico dessa Arte; é a “Forma”, o Rigor, a Atitude, a Intensidade, o Empenho, o “Rasgo”, o Olhar, o Sentimento, a Postura… A “Forma Mágica” com que transmitimos cada momento, cada movimento… Todas estas características na nossa Expressão Corporal, Emocional e Facial podem ter muito mais “impacto” e serem mais cativantes e intensas do que a própria Coreografia….

No próximo dia 31 de Janeiro, a nossa Escola Dança IMPACTO faz 12 anos de existência. Meados dos anos 90, iniciamos um Grupo de Dança (mais ligado ao Fitness, que já colaboravam com o Professor Edgar em Espectáculos, entre outros, ligados à “Miss/Jovem Seixal Colectividades”… o grupo manteve-se cerca de 2/3 anos. Pouco tempo depois, no Colégio Atlântico, onde o professor dá aulas, preparou-se um grupo de Alunos e Alunas mais jovens para a Festa de Natal, que contou na altura com a presença e colaboração da cantora e amiga Micaela. Fomos logo convidados para dinamizar outras 2 Festas de Natal, no Seixal… e foi quando alguém na Plateia (Dra. Manuela Oliveira - ligada às Colectividades) no final do espectáculo nos abordou e disse que tinha adorado… e porque não dar continuidade ao Projecto numa Colectividade… a ideia era muito interessante e assim começou e nunca mais parou a Escola Dança IMPACTO…


2)-Onde está sedeada e quais os objectivos actuais?

Neste momento estamos sedeados no Grupo Desportivo e Cultural de Fernao Ferro. Situado na zona de Sesimbra, distrito de Setúbal. Temos aulas às Segundas, Quartas e Sextas-feiras das 18h30 às 20h45. Ao Sábado das 9h45 às 12h45. Os primeiros minutos são sempre para conversar, pois as meninas têm sempre muito para conversar, muito, mas mesmo muito, … Surprised) depois iniciámos Condição Física no exterior, com bolas, pinos… depois aquecimento específico já dentro do salão e começamos então a aula… ultimamente tem sido sempre de preparação e adaptação aos Espectáculos do fim de semana. Por vezes treinamos no Ginásio Autêntico onde nos facilita os Campos MultiDesportos, Piscina, Salas…

Os nossos objectivos da nossa Escola são dar aos jovens que a integram: explorar, criar, desenvolver, limar caracteristas na Dança, Canto e Interpretação de forma a poderem estar no limite de uma Performance e Espectáculos Fantasticos e surpreendentes. Incutimos as relações saudaveis de amizade, sinceridade e partilha, respeito, disciplina, rigor oportunidade e criatividade. Gostamos de desafios, estilos e espectaculos que nunca fizemos…

3)-Quem pode fazer parte da Escola, e quantos elementos a constituem?

Qualquer pessoa pode fazer parte da Escola Dança IMPACTO. Tem cerca de um ou dois meses de adaptação e depois é feito um Teste/Exame de Captação.Também temos alunas com cuidados especiais. O mais importante não é a idade ou o historial do aluno mas sim, a enorme vontade de querere dançar e trabalhar… assim o sucesso, estará garantido. Não aceitamos palavrões, “grupinho”… reforçamos os afectos, fortes laços de amizade, boa educação, sensibilidade, partilha, rigor, disciplina, criatividade sinceridade… A nossa Escola varia ao longo dos meses e dos anos já tivemos mais de 50 alunos e também já tivemos 16 alunos…

4)-Como sobrevivem, têm apoios fixos ou pontuais?

Há muitos, muitos… muitos anos atrás tínhamos alguns apoios da Câmara Municipal e Junta de Freguesia anuais. Há mais de 5 / 6 anos que não temos um único apoio… Desta forma, também deixamos de representar e participar em Eventos das mesmas entidades, uma vez que sabemos que outros grupos sem tao vasto historial e exibições anuais como os nossa Escola Dança que vai fazer 12 anos, acabam por receber! Apesar disso, com a boa Gestao Financeira realizada ao longo dos anos das mensalidades dos pais dos nossos alunos e donativos / ofertas de alguns Espectáculos, conseguimos adquirir Som, Luz, Pirotecnia, Robots, um Mini Bus de 9 Lugares para nossas deslocações, sem devermos qualquer cêntimo a ninguém…

5)-Não se dedicam exclusivamente à Dança...

Há uns anos atrás, tinhamos uma classe de Fitness, onde havia faziamos aeróbica, step, Dança… mas começaram também a serem bastante solicitadas para eventos e tivemos de parar porque a Classe IMPACTO da Escola Dança IMPACTO era prioritária. Sempre tivemos uma ou duas alunas que preparamos ao longo do anos para interpretar alguns temas cantados ao vivo. Desta forma nos Espectáculos, era possivel acalmar e reduzir o alto ritmo e esforço. Alguns Eventos têm 130 minutos Non Stop.

7)-Como surgiu a hipótese de actuarem em Montargil?

Esta “ponte” de Espectáculos e posterior de forte “amizade” começou por acaso. Uma proposta de interesse em realizarmos um espectaculo em cooperação com o grupo de Montargil. Tudo atraves da Internet e sem sabermos quem estava do outro lado. Falamos um pouco mais e aceitamos o desafio. Recebemos a pre-produçao via email, adicionamos ideias e… fomos trocando ainda mais email´s à distância. E assim começou a aventura… descobrimos que ambas as partes tinham valores similares e agora parece que sempre fizeram parte de nós. Existe um contacto diário. Estamos sempre a tentar promover mais eventos em comum. Nossas alunas, com os amigos de Montargil sentem-se como que em casa, sentem-se em Família…



Cool-Todas as actuações são importantes, mas algumas até por razões inesperadas são mais marcantes........

Incutimos aos alunos que todos os Espectáculos são importantes e devem dar sempre o seu melhor em todos eles! Desde uma simples festa privada; à uma Exibição na Tv… Aqueles que recordamos com alguma saudade: 7 dias em Digressão na Madeira, o Euro 2004, 2 Finais da Taça de Portugal no Estádio do Jamor, Montargil, Meia Maratona de Lisboa, Inaugurações das Decathlon, Concurso Novos Talentos, Noite de Fados, Desfile de Carnaval de Sesimbra, Pediatria Santa Maria, Feira Popular de Lisboa, …


9) Quem vos quiser conhecer/contactar, como proceder?

Podem visitar-nos directamente na nossa Escola Dança e fazer 1 semana de aulas de dança gratuita. Ou visitar-nos na Internet nos seguintes link´s:

Nosso Site:
www.EscolaImpacto.com

No Facebook:
http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000650365419

Email:
123impacto@gmail.com

Youtube:
youtube.com/user/123impacto

Telefone:
968577865

10)-Numa pequena frase, e se o entender,"sintetize" Montargil.

Mais importante do que eu (professor e responsavel da Escola Dança IMPACTO) sinto, gosto ou o que eu quero; é o que sentem, gostam e querem ir ou com quem querem estar as minhas alunas… para elas Montargil: é uma segunda casa, a casa diferente, a casa do campo, onde adoram estar, divertir, rir, estar descontraidos com amigos verdadeiros, ver e vivenciar outras realidades, utros saberes, outras prioridades, outras rotinas… apesar de estar no interior, sentem que levam os espectáculos com maior criatividade, rigor, sinceridade, exigência do que encontramos pela nossa “estrada” de espectáculos onde os pedidos são muitas vezes pedidos ao metro, ao kilo, ao minuto… sem fio condutor, sem sentido… só para encher um quadro…



O grupo só tem um aluno rapaz, é difícil arranjar rapazes que gostem deste tipo de dança?

É uma realidade… penso que é difícil captar a atenção dos Rapazes em todos os tipos de dança. Vejamos o Clássico, Contemporaneo, para não falar das Danças de Salão onde existe quase sempre uma grande lista de Dançarinas à espera de pare… Ao longo destes anos tivemos 11 /12 rapazes na Escola Dança IMPACTO. Penso que existe uma grande diversidade de oferta de outros hobbies talvez mais aliciantes para eles… e estar rodeado em maioria de elementos do sexo oposto nem sempre, é fácil…

Existem alunos mais novos e outros mais velhos... os mais pequenos conseguem acompanhar os passos dos mais crescidos?

Existem inúmeras características “mágicas” na Arte da Dança que podem aproximar ou afastar esse “fosso” da idade entre Alunas. Antes de mais… em qualquer Arte (pintura, dança, cançao, escrita, …) não há “Idades”! Aparecem por vezes, alunas muito novas que, apresentam um potencial, uma atitude, um empenho, uma progressão, … explosiva que outras com mais idades tem dificuldade em acompanhar. Em todas as nossas Aulas e Espectáculos, trabalhamos intensamente os “Afectos”, “Amizade”, “Criatividade”, “Diversão e Partidas”… mas também o “Rigor”, a “Disciplina”, “Respeito: Nós e dos outros”… ninguém goza por um de nós ter errado um passo da coreografia ou ter deixado cair a Bengala, cartola, ou se ter esquecido da letra numa canção… pelo contrário há um encorajar imediato… uma forma de os mais “novos ou recém chegados” se possam expressar e estarem avontade para errar… Se abrimos um evento, com uma Coreografia muito complexa e muito dinâmica, logo a seguir tentamos executar outra muito mais simples, Criativa, em que cada um dança o que sente, para assim todos terem oportunidade de brilhar. Dia 2 e 3 de Setembro estivemos em Espectaculos em Montargil, quem anunciou o Espectaculo ao microfone para toda a plateia, abriu o desfile, coordenou a entrada de todos os elementos da Escola Dança IMPACTO e Grupo de Jovens de Montargil que participou no espectaculo foi uma menina de 5 anos, se virem o video, vao perceber porquê… Surprised) Destas várias fórmulas mágicas, se reduz o mito “Fosso”…

De onde surge tanta inspiração para criar as vossas energéticas coreografias?

A maioria das Coreografias são feitas em conjunto, professor e alunos. O Professor orienta a o tipo de “Estrada e Cor” : a atitude, tipo de passos, que mais se enquadra neste tipo de música e todos vão acrescentando passos pré seleccionados ao tema. Antes, os temas eram coreografados do início ao fim. Agora ouvimos a música e escolhemos o melhor momento, o “Sumo” de cada tema/música e fazemos cortes. Assim podemos dançar vários “Sumos” de muitas músicas e estilos diferentes, de forma a mostrar muito mais trabalho… e agradar um pouco a todos.


Que tipo de dança e estilos podemos esperar do vosso grupo?

Não gostamos de ficar presos a uma só imagem, a um só estilo! Nós adoramos Desafios! Exploramos e realizamos tudo o que nos pedem! Já abrimos, dançamos, dramatizamos e cantamos em Noite de Fados, Festivais de Teatro, Jogos de Futebol, Concurso de Dança, Entrega de Prémios Literários, Meia Maratona de Lisboa, Surpresa em Casamentos, Festas Populares, ….

Os espectáculos têm sempre música animada e luzes à mistura?

Tentamos sempre surpreender, adicionar algo, criar Impacto nas pessoas. Há caracteristicas que nos são pessoais, (reflectir os Brancos das nossas roupas e acessórios, pirotecnia… ) por isso tivemos de adquirir material, pois muitas vezes, a produção que nos convida não tem, como: Luz Negra, Strobe, Robot´s, Luzes Químicas, Projectores de Cores Específicas, … Tudo isso ajuda a criar uma magia diferente e capta mais o público… ainda este ano alugamos para um Espectáculo uma grua que descia e subia os nossos alunos até 7 metros de altura …
Temos de estar sempre a surpreender!


As vossas calças brancas IMPACTO são a vossa imagem de marca... como é que surgiu esta ideia?

Há uns anos atrás, fomos fazer uma Exibição à Convenção Internacional de Fitness em Aveiro – MANZ e aproveitamos para fazer algumas Formações Ofertas pela Organização! Umas das Formadoras tinha essas calças e pensamos que se enquadraria perfeitamente com nossa imagem e assim foi… passado uma semana fizemos a encomenda do Porto… a nossa imagem e roupa de Espectáculo foi mudando ao longo dos anos!
No início era Calças de Ganga azuis + camisa Branca, depois adicionamos um colete azul. Mais tarde retiramos o colete e camisa e implementamos a T-Shirt branca IMPACTO. Passado uns anos, implementamos as Calças brancas abertas dos lados. Depois mudamos tudo e ficamos com calças e top laranja e uma rede branca. Nestes últimos 3 anos, voltamos às Calças Brancas e T-Shirt preta IMPACTO [/size][/font]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
c/Edgar Raposo IMPACTO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Aula 2º - Edgar Ryang Cooper
» Impacto Glacial

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Entrevista / Conversas-
Ir para: