G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 ORA,TOME NOTA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: FESTA DOS VIZINHOS   Ter Maio 15, 2012 12:47 am

A celebração deste dia que visa promover o convívio e a sociabilização entre

Photobucket


vizinhos, celebra-se na última semana do mês de Maio E aquilo que a muitos poderá parecer como de pouco interesse, é de uma grande relevância ,pois conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas.
Segundo a EUROCIDE,”a ideia de promover uma festa para aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento nasceu em 1990, através de um grupo de amigos que criou a associação «Amigos de Paris» (Paris d'amis). O sucesso da iniciativa foi notório, e a sua internacionalização deu-se a partir de 2003. Desde então, todos os anos mais cidades e países têm vindo a aderir a este evento. Esta iniciativa tem lugar na última semana do mês de maio e visa combater a apatia e fomentar o convívio entre pessoas que vivem ou trabalham na mesma zona. É uma grande oportunidade para os cidadãos se mobilizarem, criando um espaço de encontro e de socialização”

Photobucket
HISTÓRIA
A ideia da Festa dos Vizinhos nasceu quando Atanase Périfan e um grupo de amigos em 1990 criaram a associação "Amigos de Paris" (Paris d'amis) no 17º bairro da cidade francesa, de forma a aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento.
::1999 A associação lança a festa dos vizinhos no 17º bairro de Paris, mobilizando 800 vizinhos.
::2000 Já com o apoio da Associação de Câmaras Municipais de Franca, 30 municípios aderem a esta ideia. Aproximadamente pelo país juntaram-se 500 mil pessoas ao evento.
::2001 O sucesso aumenta e passam a 1,2 milhões de pessoas a festejar a Festa dos Vizinhos
::2002 2,1 milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos de França aderem ao dia.
::2003 Dá-se a internacionalização da Festa dos Vizinhos. Com a entrada da Bélgica e de 10 cidades. Esta edição permitiu reunir no mesmo dia 3.000.000 de participantes.
::2004 Com o magnifico sucesso da Festa, torna-se no Dia Europeu dos Vizinhos. Com a adesão de 7 países, com uma participação de 3.4 milhões de europeus.
::2005 Portugal estreia-se na participação do evento, juntando-se assim aos 15 países da União Europeia.
::2006 O número de países aumenta, bem como a sua internacionalização. O Canadá adere ao Dia dos Vizinhos. 22 países fazem com que 6 milhões de cidadãos festejem o dia com os seus vizinhos.
::2007 Portugal é convidado a organizar o evento a nível nacional, aumentando assim o número de cidades aderentes. A Festa dos Vizinhos, reuniu 10 mil pessoas em 200 festas espalhadas pelas 21 cidades aderentes, reuniram-se 7 milhões de vizinhos em 27 países.
::2008 A Festa dos Vizinhos, reuniu 21 mil pessoas em 250 festas espalhadas pelas 25 cidades das 28 entidades aderentes. 8 milhões de pessoas foi o numero total a nível europeu.
::2009 21500 mil pessoas foi o numero de pessoas que este ano se juntou aos 9 milhões de pessoas a nivel mundial.
::2010 A Festa dos Vizinhos de 2010 juntou 260 mil pessoas em vários pontos do país.
::2011 Numa festa que já nao é so europeia, mas sim mundial. 2011 juntou em todo o mundo milhares e milhares de pessoas a celebrar. Em Portugal, este ano os festejos foram reduzidos, mas mesmo assim, 10 mil pessoas não quiseram deixar de festejar.
::2012 A crise financeira está instalada em Portugal, no entanto não podemos deixar que a crise sobreponha aos valores pessoais. Venha festejar este ano
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
linomendes



Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

MensagemAssunto: CULTURA   Sex Maio 25, 2012 12:18 am

Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o DiálogoPhotobucket
21 de Maio

Uma data e duas efemérides, que acabam por se congregar.
Cultura o que é,/
como se processa o seu desenvolvimento/.
A importância do diálogo entre as diversas culturas.

São inúmeros os conceitos que existem de/ou sobre CULTURA.
Alguns exemplos:
“. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.”. “. Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano “Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.”( in Significado de Cultura)
“Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço colectivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenómenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc. ), estando em permanente processo de mudança.(Sónia Jobim-2006)”
Permitam-me entretanto que vos deixe o meu conceito: Cultura é a maneira de estar de um povo, de uma comunidade, num espaço temporal que vai das tradições às novas tecnologias,

E agora Desenvolvimento Cultural, o que é?
Creio que o poderemos entender como o aumento de nível de saberes e conhecimentos das populações, promovido de forma sustentável, o que exige o conhecer as mesmas, as suas carências e potencialidades, as suas aspirações.
Por exemplo, um festival de folclore que seja aplaudido por uma imensa multidão, é reflexo da existência de um povo culto? Se aplaude apenas porque gosta do que vê, a resposta será um não, mas tudo é diferente se souber o significado daqueles trajos, daquelas cantigas e daquelas danças. Digamos que um espectáculo que vise o desenvolvimento cultural, deve ser sempre pedagogia.

Ora, tivemos já o conceito de Cultura e do seu Desenvolvimento, resta-mos para hoje, um outro factor muito importante, o da
Diversidade Cultural para o Diálogo.

Quando a UNESCO instituiu este Dia Mundial, não pensou certamente por exemplo num “festival de folclore”cuja riqueza assenta na “diversidade cultural”, mas antes naqueles que emigrando foram encontrar novas formas de viver, inclusivamente diferentes religiões. E é aqui que o maior problemas acontecem ,pois nem todos sabem respeitar as diferenças.
Voltando ao folclore como exemplo é fundamental que o mesmo seja uma referência no tempo, sem prescindir dos avanços que a ciência nos vem trazendo. No aspecto religioso, por exemplo ,há que respeitar as ideias de cada um, sendo de combater os que se consideram detentores da verdade absoluta, e a todo o custo tentam converter os outros à sua própria fé.
Segundo ainda a UNESCO, a sua Declaração Universal foi aprovada em 2001 por 185 Estados-Membros e representa “o primeiro instrumento de “definição” de padrão internacional destinado a “preservar” e promover a diversidade cultural e o diálogo intercultural”

Ora, “a diversidade cultural é tema central da UNESCO desde o seu início há 60 anos. São vários os instrumentos normativos que, desde 1950, se relacionam com o tema da diversidade cultural, embora só em 2001 o conceito tenha sido explicitado com a adopção da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, onde é caracterizada como património comum da humanidade, garante do pluralismo cultural e factor de desenvolvimento das sociedades.

A Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adoptada a 18 de Outubro de 2005, reforçou a ideia anteriormente manifestada de que a diversidade cultural constitui uma herança comum da humanidade e que a sua salvaguarda deve constituir um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade humana. Esta Convenção apoia o desenvolvimento de políticas de protecção e promoção de actividades culturais, bem como manifestações artísticas locais.

O tema da diversidade cultural é transversal às actividades na UNESCO nos vários sectores, adquirindo especial ênfase no sector na cultura, como por exemplo nas áreas do património (mundial, tangível, intangível), artesanato, industrias culturais, línguas e direitos de autor, desenvolvimento sustentável e diálogo intercultural.”UNESCO)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
linomendes



Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

MensagemAssunto: O AMIGO   Sab Maio 26, 2012 6:52 pm

Nunca como hoje tão importante foi celebrar a “amizade”,um valor estropiado face ao poder dos interesses pessoais, chamar a atenção de como é relevante”ter um Amigo”.
Mas o “Amigo” é uma espécie que vai rareando, diria mesmo que em vias de extinção.
Photobucket
Tendo por “fonte” a “Wikipédia”,só agora soubemos da existência desta efeméride. Que aliás é recente, pois foi em 27 deAbril de 2011 que a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.



Durante o século XX, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de Agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.


Photobucket

A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce ad amizade entres seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.
Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".[3]

Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida de los seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade.[1] A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral(WIKIPÉDIA)

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Mas…
O que é um verdadeiro amigo:
Disse um soldado ao seu comandante:
-"O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo."
Respondeu o oficial:
-"Autorização negada!"
"Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto!"
O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.
O oficial estava furioso:
-"Eu não lhe disse que ele estava morto?!"
-"Diga -me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?"
E o soldado, moribundo, respondeu:
-"Claro que sim, meu comandante! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me:
- Tinha a certeza que virias!"

"Um amigo é aquele que chega quando os outros já se foram.
(in Portugal Grávido)
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direcção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
Machado de Assis
(em PENSADOR.INFO )Photobucket
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
linomendes



Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

MensagemAssunto: DIA DA CRIANÇA   Qua Maio 30, 2012 3:16 am



Photobucket

É esta, talvez, a mais importante efeméride do respectivo calendário. São as crianças hoje que serão o garante do amanhã, os pilares do futuro. Alguém disse que “educa a criança hoje que não tens que castigar o adulto amanhã”Crianças que em todo o mundo são vítimas dos erros dos adultos.
É, pois, uma data importante. Para festejar mas também para reflectir.
Tudo terá começado, dizem-nos, logo após o fim da segunda guerra mundial, pois muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China ficarem sem poder proporcinar boas condições de vida, inclusivamente não havia comida.A educação dos filhos passou a ser secundária ,pelo que aqueles que tinham pais, deixando a escola passaram a ir com eles para o trabalho, e colocados por vezes muitas horas em trabalhos duros.
Um pequeno parêntese para dizer que ainda hoje vivem em Montargil pessoas que quando crianças tiveram o mesmo percurso.
Em 1946,alguns países da ONU(a) começaram a tentar resolver a situação, e assim nasceu a UNESCO(b), mas nem todos os países e3stavam interessados nos “direitos das crianças”.E é tentando reforçar esse objectivo, que em 1950 a “Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas a criação de um Dia dedicado às crianças de todo o mundo e que foi comemorado logo no dia 1 de Junho desse ano.Sendo então reconhecido por esses estados-membros, que independentemente da raça,cor,sexo,religião e origem nacional ou social teriam direito a;
--afecto, amor e compreensão;
--alimentação adequada;
--cuidados médicos:
--educação gratuita;
--protecção contra todas as formas de exploração:
--crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Mas só em 1959 estes direitos passaram ao papel.


Photobucket

Entretanto edm 20 de Novembro desse mesmo ano de 1959,váriasdezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a “Declaração dos Direitos das Crianças” que constam de uma lista de dez princípios, que a serem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas as crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Mas, permitam-me colocar uma questão: o que impede que o sejam?
Tudo bem em termos de legislação, que é muito melhorada quando ao comemorar os 30 anos da “Declaração” a ONU aprova a “Convenção sobre os Direitos das Crianças” um documento muito completo e extenso—tem 54 artigos-- e constitui um conjundo de leis para protecção dos mais pequenos.E que em 1990 se tornou lei internacional
Há certamente quem saiba o que deveria fazer para melhorar a situação. Eu não sei, mas tenho a convicção de que a culpa é sempre dos mais poderosos, e não é preciso sair de Portugal para o saber,.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: ORA,TOME NOTA   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ORA,TOME NOTA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos similares
-
» A nota de 100$00?
» Salamandra/ 25° Capítulo- Angelina flagra Romano e Carmela no Delicias do Café exclusivo!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: Sala da Cultura-
Ir para: