G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Livros & Escritores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: Livros & Escritores   Qui Nov 03, 2011 8:36 pm

No centenário do nascimentoPhotobucket
de ALVES REDOL
e MANUEL DA FONSECA
Photobucket
Conheço melhor a obra de ALVES REDOL do que a de MANUEL DA FONSECA, mas o suficiente para os “entender” como dois grandes vultos do neo-realismo um género literário que é sem dúvida paralelo aos Direitos Humanos. Foi, digamos, uma corrente artística de meados do século XX, com um carácter ideológico marcadamente de esquerda / marxista, que teve ramificações em várias formas artísticas.
Mas aqui e agora interessa-me a literatura e estes dois autores. E como não sou crítico literário nem especialista em literatura ,a minha opinião é a de um vulgar leitor, que vê em Redol e Fonseca autores atentos”à desigualdades sociais e aos desmandos da elites”,São militantes da luta de classes. São por isso autores malditos.
GAIBÉUS publicado em 1939 foi a primeira obra do neo-realismo português, e não foi objectivo do autor que o mesmo se fixasse como uma obra de arte, mas como “um documentário humano fixado no Ribatejo”
Será entretanto de referir que este livro assenta em todo o trabalho de campo,de uma vivência que Redol depois passou ao papel. E que Alexandre Pinheiro Torres,assim nos explica:
“ História da alienação de uma comunidade de trabalhadores, ficamos a saber até que ponto são explorados, e até que ponto essa exploração se deve à falta de união com outras comunidades de jornaleiros. Gaibéus é, assim, o romance do divórcio entre ganhões, uns procurando resgatar algumas bouças ou sulcos que ainda lhes pertencem, outros alheios ao que seja possuir qualquer chalorda ou mesmo canteiro. “
“ História simbólica do embate de duas diferentes mentalidades, a desunião entre gaibéus e rabezanos é triste e profético paradigma das oposições, ainda hoje bem marcadas, entre os camponeses dos minifúndios e os dos latifúndios.”
“ Redol acreditava que seria possível o casamento entre uns e outros quando descobrissem que a mesma fome os une. É disso exemplo simbólico a parábola dos quatro jovens rabezanos e dos três jovens gaibéus." Alexandre Pinheiro Torres “

Photobucket

Mas passemos a Manuel Ferreira, continuamos por isso no neo-realismo, na convicção de que ,como escreveu Álvaro Cunhal “a arte deve exprimir a realidade viva e humana de uma época”.
No seu livro que escolhemos para esta referência—SEARAS DE VENTO—“ retrata-se a vida da família Palma, uma família simples e tradicional portuguesa, que habita num pequeno vilarejo onde a força das oligarquias (a GNR e as famílias ricas) oprime terrivelmente os camponeses e subverte as relações familiares.”
Photobucket

Entretanto, digamos que uma boa companhia para estes dois livros seria LEVANTADO DO CHÃO(José Saramago),mas o que hoje se pretende é registar o centenário do nascimento de ALVES REDOL e MANUEL DA FONSECA, sem dúvida dois grandes vultos do neorrealismo e que não podem ser ignorados por quem de facto deseja conhecer um pouco da história não branqueada da nossa ruralidade.

Fonte: WIKIPEDIA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: DULCE RODRIGUES   Qua Maio 09, 2012 6:09 pm




Photobucket


Gostaria de vos convidar para a sessão de autógrafos do meu livro « Era uma Vez uma Casa », um conto para jovens de todas as idades sobre o qual o escritor, poeta e filósofo francês Serge Lapisse escreveu: Uma obra cheia de sensibilidade e de ternura, na qual o coração se sobrepõe à razão para nos levar à descoberta de uma vida verdadeira em que cada ser vivo tem lugar. (...) por vezes, precisamos de voltar a encontrar o nosso coração de criança para nos abrirmos às realidades da vida que nos proporcionam verdadeiras fontes de alegria. A autora mereceu bem o prémio literário que o Cercle International d'Expression Littéraire et Artistique lhe atribuiu por esta obra que nos faz prestar uma nova atenção à vida, abrindo-nos os olhos para um mundo onde a beleza transcende toda a fealdade. Não posso senão felicitá-la por nos conduzir por caminhos da vida que, infelizmente, escapam por vezes aos nossos olhos de adultos.


Photobucket


A sessão será na Feira do Livro de Lisboa, no domingo dia 13 de Maio, das 17 às 18 horas (stand do Sítio do Livro, Espaço dos Pequenos Editores).

Será a primeira vez que participo como autora num salão do livro em Portugal, embora já tenha sido convidada a participar nos de Paris, Bruxelas, Genebra, Luxemburgo e Saarbruecken, e também alguns regionais na Bélgica e França.

Conto com a vossa presença neste acontecimento. Saudações cordiais e literárias.

Abraço.
Dulce



Dulce Rodrigues
www.dulcerodrigues.info
www.barry4kids.net
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: RITA VILELA[URL=http://img189.imageshack.us/i/scan0002bu.jpg/][IMG]http://img189.imageshack.us/img189/6003/scan0002bu.jpg[/IMG][/URL]   Dom Out 21, 2012 11:54 pm







RITA VILELA é, sem favor, um valor incontornável da nossa literatura, sendo de assinalar o facto de à quantidade corresponder a qualidade. Não

conheço, é certo, todas as suas obras, mas conheço o suficiente para saber o que digo. Sendo por isso, sem hesitação, que aconselho mais um livro que aí vem, agora com o título
As cenas de K
Já te aconteceu fechar os olhos e imaginar cenas, fazer filmes?





À Karina acontecia muitas vezes, ela fazia imensos filmes… que nem sempre acabavam muito bem.

Mas, um dia, ela conhece o Ricardo, um rapaz que adora futebol e que sabe uma maneira de ajudar as pessoas a concretizar os seus desejos

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Livros & Escritores   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Livros & Escritores
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Minicraft 727-200 Iraqi Airways FINALIZADO!
» Olá
» Vendendo Livros Militaria e Aviação (atual. em 05/01/2015)
» A Menina Que Roubava Livros

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Literatura-
Ir para: