G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 VERÃO CULTURAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
linomendes



Número de Mensagens : 328
Data de inscrição : 16/06/2010

MensagemAssunto: VERÃO CULTURAL   Qui Set 15, 2011 6:48 pm


Photobucket
Verão Cultural este ano assentou arraiais nas magníficas instalações do Parque Campismo ORBITUR ao Carvalhoso, que em parceria com o Grupo de Promoção Sócio-Cultural local,ali realizou uma série de espectáculos,quer com grupos da própria associação ,quer com outros da região.


A sessão inicial esteve a cargo do Grupo MENSAGEM de Teatro, que em espaço improvisado para o efeito ali apresentou o espectáculo em cena: AUTO DA BARCA DO INFERNO e TÁCTICA MILITAR FALHADA .Na peça de Gil Vicente a crítica continua actual, enquanto a hilariante comédia nos traz uma mensagem de riso.

Segue-se o CantarGil, cujo espectáculo se pode intitular Portugal em Cantigas. Com a já habitual marca da harmonia. Uma bela demonstração de qualidade deste grupo que vem apresentando uma muito agradável evolução.
São sempre momentos de agrado o que nos apresenta.
E seguem-se as Escolas de Folclore…e o Grupo de Concertinas.
E sem surpresa, as Escolas do Rancho Folclórico de Montargil (sem alguns elementos que já se encontravam de férias) fizeram mais uma boa actuação.
Apesar de o "terreiro" não ser o mais indicado para se dançar, os jovens do grupo estiveram muito bem, iniciando aqui uma nova etapa do grupo, pois alguns dos elementos mais velhinhos fizeram a sua última actuação transitando definitivamente para o grupo adulto, mas continuando naturalmente ligados a este embora com outras funções
De salientar o convívio que foi feita com os presentes no final da actuação.
Quanto às Concertinas, fizeram uma actuação como que informais, “brincando”, podemos dizer” com os instrumentos”
E chegou a vez do Grupo de Danças de Salão “mais um grande espectáculo que o Grupo de Promoção proporcionou a todos os presentes ( e eram em bom número) Sem poder contar com todos os elementos ( já em férias), foi montado um espectáculo adaptado ao espaço existente e dentro dos condicionalismos existentes resultou.
Tem sido uma semana muita desgastante, pois há elementos que são transversais aos vários grupos e depois ainda há toda a logística relacionada com a produção dos espectáculos.....
De registar também o apoio que os elementos do grupo têm dado uns aos outros, aparecendo aos espectáculos …….
E o Grupo de Cantares Alentejanos de Brotas foi o primeiro grupo “convidado”a participar neste “Verão Cultural”, uma iniciativa certamente para continuar. Grupo que bem conhecemos e que se ouve com muito agrado, naturalmente foi do agrado do público presente, que mais seria se o CantarGil não estivesse a actuar em S.Miguel de Rio Torto.
E seguiram-se mais dois grupos do Município de Mora, o Grupo da Santa Casa da Misericórdia de Pavia e o Grupo “Cantares Alentejo” da ARPI de Mora, que forqa ouvidos com igual agrado.
BROTAs e MORA apresentam-se numa linha etnográfica.

E mais um grupo de fora, este do concelho, o Grupo de Dança”Sliders” de Longomel que tiveram uma presença meritória.
E o dia 28 de Agosto marca o reaparecimento do Grupo de Realejos de Montargil, que entra numa nova fase da sua existência, e que começou da melhor maneira, com uma actuação que se pode considerar de bom nível. Sendo que a segunda parte desta noite esteve a cargo de Zé Gato e a sua concertina.


E entrou-se no último fim de semana ,culturalmente recheado, e podemos dizer que dc pleno sucesso, encerrou o ciclo de 13 eventos .que em parceria com o Grupo de Promoção o Parque de Campismo Orbitur levou a efeito. Por certo, uma parceria para continuar.

Dia 3 de Setembro pelas 17,30 . Praça da Cultura ,anualmente organizado para entrega dos prémios relativos aos Jogos Literários.
Um espaço de cultura que podemos dizer ter sido de “música, dança e poesia”, tendo para isso contribuído este ano, a junção da Escola de Dança Impacto (Setúbal) na montagem do espectáculo, cuja primeira parte foi coreografada.
Foi um espectáculo inovador, que encantou todos quantos ao mesmo assistiram, pela diferença, pelo abrir de novos caminhos nas estradas da cultura.
A criatividade marcou ali encontro, e não obstante a interactividade verificada, refira-se que se tratou de um espectáculo planificado à distância---tanta como os quilómetros que distam de Montargil a Setúbal.

Refira-se ainda que este foi um espectáculo que não se pode , não se consegue explicar, ou se vê e sente, ou ficamo-nos pelo “magnífico” que escutámos.
Quanto às “cantigas”, e as “letras” também são “literatura”, foi oportunidade para escutarem algumas excelentes vozes.
Foi na verdade uma excelente, uma bonita homenagem à
Literatura, através de duas das suas vertentes.

À noite, mais uma excelente actuação da Escola de Dança Impacto de Setúbal. E no dia seguinte de manhã, junto às Piscinas, a última actividade deste Ciclo, no caso ligada à ÁGUA, e sob a orientação do prof.Edgar Raposo, responsável pela citada Escola.
Photobucket
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
VERÃO CULTURAL
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Crónica Rodízio de Carnes Final de Verão
» Crónica Festa verão e Aniversário Xana
» Rodízio de Carnes Final de Verão
» Tópico Geral [II]
» [TP] - O verão chegou mais cedo no central Park

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Noticias de Montargil-
Ir para: