G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 A DANÇA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: A DANÇA   Sab Maio 07, 2011 8:23 pm



Breves
s/A DANÇA

Para encontrar a origem da DANÇA temos que recuar à Antiguidade, o que não nos dá certezas, mas os vestígios indicam-nos que a mesma esteve sempre presente na vida das pessoas embora nem sempre pelos mesmos motivos. Por exemplo, entre os povos não letrados existia uma série de danças, como as de caça, de máscaras, guerreiras, nupciais, de iniciação, fúnebres, medicinais, de colheitas, religiosas, lúdicas, etc. Eram danças apelativas aos deuses---acreditavam num deus quase para cada actividade—ou de entretenimento quando os escravos dançavam para as pessoas ricas ou seus convidados.
Mas com o decorrer dos tempos e é natural, tudo se foi transformando, é uma extensa evolução, mas até porque respeitando os conselhos do povo, não vás sapateiro além da chinela…apenas aqui vamos deixar algumas pinceladas sobre a Dança Clássica, a Dança na Idade Média, a Dança Folclórica, a Dança Popular e a Dança de Salão.
Photobucket
Dança ClássicaPhotobucket
Refira-se o Ballet” que é um estilo de dança com as suas origens na corte francesa, ( século XVI) desenvolvida na França e na Rússia como uma forma de dança de concerto. É uma forma altamente técnica da dança com o seu próprio vocabulário. É utilizada principalmente com o acompanhamento de música clássica “ As primeiras apresentações diante da plateia, eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança.
A DANÇA NA IDADE MÉDIA Photobucket
A Idade Média é sempre um referencial no tempo,pelo que uma questão se nos coloca: como seria a dança nesse tempo?” Durante a Idade Média, a Igreja proibiu a dança nos templos e teve contra ela uma atitude negativa, por sua sensualidade e sua relação com os antigos ritos pagãos. Conservam-se, no entanto, testemunhos de algumas excepções, como o costume de dançar em algumas procissões e, por representações e poemas sabe-se de uma delas, a famosa dança macabra ou da morte, de carácter religioso, na qual um bailarino disfarçado de esqueleto era seguido por todo o povoado até o cemitério. Apesar da oposição da Igreja, a dança seguiu viva como forma de celebração festiva, ainda que cada vez mais afastada de seu significado ritual primitivo. Durante a Idade Média, as danças mais populares foram as carols, danças circulares, e as farândolas, danças em fila nas quais os dançarinos, de mãos dadas, formavam um cordão humano, seguindo os movimentos de um guia; ambas eram de participação colectiva.”
Photobucket
Dança Folclórica
É uma forma de dança social que se desenvolveu como parte dos costumes e tradições de um povo e foram transmitidas de geração em geração.

Dança Popular Photobucket
É a dança dos bailes, festas e outras reuniões sociais, que se dançam nos arraias populares e nas sociedades recreativas, e incluem tanto as danças antigas, como a valsa, assim as da moda da época actual.

Dança de SalãoPhotobucket
As primeiras danças sociais, como eram chamadas as danças em casais, surgiram no séc. XIV. Eram a base dance (1350-1550) e o pavane (1450-1650), dançadas exclusivamente por nobres e aristocratas. Nos sécs. XIV e XVII a Inglaterra foi berço da contradanse, também só dançada pela Corte. A popularização das danças sociais deu-se em 1820 através do Minueto, desenvolvendo-se o cotillos e a quadrille. Já no início do séc. XIX ocorreram rápidas transformações no estilo de dançar. O minueto e a quadrille desapareceram e a Valsa começou a ser introduzida nos sofisticados salões de baile. Logo, a polka e, no início do nosso século, o two-step, one-step, fox-trot e tango, também invadem os salões codificando a forma de dançá-los e a maneira ideal de ensiná- los. Entretanto e isto especialmente quanto ao ritmo, há duas modalidades de Dança de Salão—Latinas e Clássicas,que por sua vez incluem(cada uma) cinco géneros.
. Latinas: Samba, Cha cha cha, Rumba, Paso-Doble e Jive.
. Clássicas: Valsa Vienense, Valsa Inglesa, Slow Fox, Quickstep e Tango.


Adaptação de Lino Mendes por ocasião do Montargil a Dançar—1
4/05/2011
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
A DANÇA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dança Com as Estrelas [IV]
» Dança Com as Estrelas [Parte II]
» salut... smile
» Salamandra/ 25° Capítulo- Angelina flagra Romano e Carmela no Delicias do Café exclusivo!!!
» {MB} Oh let go like alcohol! -- Oficial RP;

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Danças de Salão-
Ir para: