G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 2011 - Ano de grandes obras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luís Manso



Número de Mensagens : 435
Idade : 55
Localização : Montargil
Data de inscrição : 22/07/2008

MensagemAssunto: 2011 - Ano de grandes obras   Sex Fev 18, 2011 6:34 pm

2011 - Ano de grandes obras em Ponte de Sor

"Não obstante vivermos num contexto de crise acentuada, agravada pela redução de cerca de 9 por cento do orçamento camarário, felizmente a situação financeira do município permitirá continuar a investir", refere a autarquia, presidida por Taveira Pinto, no seu portal na Internet.

Assim, no ano que agora se inicia, será construído o novo edifício dos Paços do Concelho (3.069.999,94 euros); o Lar de Idosos/Centro de Dia (2.329.853,10 euros); Zona Verde do Laranjal em Montargil (451.274,54 euros); Anfiteatro de Montargil (459.897,75 euros – preço base do procedimento; e 310.031,23 euros preço base do procedimento para os arranjos exteriores); Ponte Pedonal sobre o Rio Sor (244.237,96 euros); Centro de Artes e Cultura (792.031,31 euros); e Zona Desportiva de Montargil (1.044.327,08 euros).

Novo Edifício dos Paços do Concelho

O terreno destinado à implantação do novo edifício localiza-se no centro de Ponte de Sor, no Campo da Restauração que é, actualmente, a zona verde mais central da cidade. A presente intervenção, ao colocar o "centro cívico" no centro da cidade, tenta localizar a função certa no sítio adequado, intervenção que, certamente, concorrerá para clarificar funcional e simbolicamente a organização espacial da cidade.

O edifício possui dois pisos e compõe-se genericamente por um corpo mais a sul, virado para a Zona Verde, que corresponde à Sala de Sessões/Salão Nobre e outro administrativo e de serviços do Município mais a norte. Os dois corpos interligam-se entre si, definindo-se sob esta ligação as entradas principais (uma para a ala administrativa e de atendimento e outra para o Salão Nobre). Estas organizam-se em função do enfiamento de uma dupla fiada de plátanos existentes no local.

Centro de Artes e Cultura

Trata-se da obra de recuperação e alteração dos pavilhões integrados no perímetro da antiga "fábrica do arroz" com a pretensão de adaptar os mesmos a uma nova utilização como "Centro de Formação De Cultura Contemporânea", na continuidade e como forma de complementar com novas valências o espaço de cultura onde se encontra inserido.

Pretende-se, assim, dotar este novo espaço de condições para proporcionar ao público diversas valências, onde se desenvolverão actividades de exposição e de formação na área das artes e cultura contemporânea, destinado a crianças e adultos, bem como prever a sua relação funcional com o edifício principal já anteriormente renovado.

O programa proposto, tendo como princípio fundamental, um racional custo de execução, pretende agora adaptar o edifício a um complexo que contempla um armazém/arquivo de peças de arte (espolio do município) e os respectivos espaços de exposição, sala de formação e animação de artes, arrumos diversos, instalações sanitárias e um espaço de laboratório, arquivo e formação na área da fotografia.

Ponte Pedonal

A nova Ponte sobre o rio Sor foi determinada pela vontade da autarquia em servir as populações que habitam a margem esquerda do rio e se deslocam ao centro da cidade. Nesse sentido, embora se trate de uma ponte pedonal, foi concebida de forma a poder ser atravessada igualmente por bicicletas e motociclos, ainda que conduzidos à mão.

Leonel Moura, autor do projecto, acredita que esta ponte "original, com uma estética singular e uma engenharia inovadora" se tornará num "ex-líbris" da zona ribeirinha e da cidade de Ponte de Sor.

Lar de Idosos/Centro de Dia

O terreno destinado à implantação do edifício localiza-se no centro de Ponte de Sor, na transição entre as chamadas "Avenidas Novas" e a Zona Desportiva, terreno onde antes se localizava a Escola D. Manuel I que, para a implantação do Lar de Idosos/Centro de Dia, deverá ser demolida.

No edifício, de um piso apenas, estarão disponíveis 60 camas, sendo que o Centro de Dia irá beneficiar 50 utentes e o Apoio Domiciliário 125.

Zona Desportiva de Montargil


O terreno onde se implanta a Zona Desportiva de Montargil localiza-se em terreno ao qual se acede actualmente pela Rua Heróis do Ultramar, terreno esse que se abre em anfiteatro natural sobre um vale. A poente e a norte, num plano mais elevado, localiza-se terreno que irá ser objecto de operação de loteamento.

As estruturas desportivas e serão acessíveis partir de novos acessos a edificar, estando previstos 100 lugares de estacionamento em parque exterior, acrescidos de 4 destinados a pessoas com mobilidade condicionada.

Zona Verde do Laranjal - Montargil

O programa do presente projecto, abrangendo uma área de cerca de 43.098,00 m2, encontra-se inserido num complexo integrado de equipamentos, devidamente estruturados e inter-relacionados funcionalmente no seu todo, servindo também esta intervenção como a forma de conversão e valorização do espaço onde se irá intervir. Espaço esse que, devido às suas características físicas, se encontra sem qualquer utilização há já alguns anos.

O programa ao qual se pretende responder, os "arranjos exteriores da Zona Verde do Laranjal e respectivos equipamentos", pretendem constituir um "parque público" em espaço de natureza, para apoio e complemento de outras infra-estruturas e equipamentos existentes ou previstos, será implantado em terrenos classificados no P.D.M.P.S. como "Espaço Verde Urbano – Equipado".

Os equipamentos/edifícios a implantar na Zona Verde do Laranjal serão uma cafetaria com espaço de esplanada, Parque Infantil, Campo de Ténis, recuperação de Fonte e Bebedouro, e Miradouro.

Anfiteatro de Montargil


A intervenção referente à empreitada do Anfiteatro Municipal de Montargil distribui-se por uma área de implantação de 1519,85 m2, correspondendo ao recinto circular do Anfiteatro uma área de 1256,64 m2. A Bancada possui capacidade para 470 lugares sentados. A área bruta que equivale à construção dos Camarins e das Instalações Sanitárias é de 294,24 m2.

Localizando-se a intervenção num vale com pendentes acentuadas que, visto da Rua dos Heróis do Ultramar, se estende visualmente até à Barragem de Montargil, o edifício será complementado pelos respectivos arranjos exteriores, acessos mistos (pedonais e automóveis), parques organizados de estacionamento e um recinto de festas, todos a desenvolver no âmbito de empreitada própria.

http://www.jornalfontenova.com/fnonline.asp
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
2011 - Ano de grandes obras
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Broa Fly-In 2011 ( FOTOS ) PARTE II
» IPMS RJ 2011
» [Votação] Qual o melhor item Cloth Myth de 2011?
» DESTAQUE DO ANO 2011/2012
» LABACE 2011 / FOTOS !

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Noticias de Montargil-
Ir para: