G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 C/ CAROLINA RAMOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: C/ CAROLINA RAMOS   Sex Dez 10, 2010 3:46 am

CONVERSAS
CURTAS


hoje com Photobucket
CAROLINA RAMOS


À guisa de apresentação apenas o referir que se trata de um grande valor da cultura em língua portuguesa, mas a sua biografia pode encontrá-la neste Forum em Literatura—Galeria de Autores.E dizer à entrevistada quanto nos sentimos honrados com a sua colaboração,
E a si, leitor amigo,leia atentamente as respostas que nos vêm enriquecer r os nossos saberes.
Aqui fica mais uma “CONVERSA”.-


Perguntas: Lino Mendes (Portugal)
Respostas: Carolina Ramos (Brasil)


1 -Podemos dizer que a TROVA é sempre uma QUADRA POPULAR mas esta pode não ser uma TROVA?

No Brasil, onde o Movimento Trovadoresco é bem intenso, a TROVA é um gênero considerado bastante popular. Chamamos de TROVA POPULAR ou POPULARIZADA, àquela que, ao perder a paternidade, caminha autônoma, sem o nome do autor, passando a ser de domínio público, ao virar folclore.
A definição de TROVA, aprovada pela UBT, União Brasileira de Trovadores, é a seguinte: “Composição poética, composta de 4 versos septisilábicos, rimando o 1º verso com o 3º e o 2º com o 4º verso, ABAB. E com sentido completo. Há outras disposições de rimas, porém a mais usada e admitida em Concursos, é a que segue o esquema ABAB. Há ainda as trovas de rima simples, que rimam apenas o 2º e o 4º verso, mas estas, mais fáceis de serem feitas, acabaram por serem excluídas dos certames, embora continuem válidas, se obedecerem os demais requisitos. O fato de terem apenas uma rima, pode lhes emprestar maior sentido popular, mas não o bastante para que sejam chamadas de Trovas POPULARIZADAS. Voltando à pergunta, no meu entender, a TROVA (denominação mais usada no Brasil) é a mesma QUADRA PORTUGUESA, tão popular em Portugal, quanto por aqui. E, para nós brasileiros, só deixará, de ser TROVA, quando distanciada dos requisitos essenciais, acima descritos. E, principalmente, se não disser tudo o que deva dizer, em apenas quatro versos.

2 – A quadra popular esteve na origem da trova?

Tudo indica que sim. As composições trovadorescas, da Idade Média, compostas pelos trovadores, geralmente de origem nobre, e cantadas pelos menestréis remunerados para animar festas, eram de estrutura completamente diferente das nossas quadras ou trovas. D. Dinis foi o elo.

3 – Como é a Literatura Popular encarada no Brasil? E quais os gêneros mais cultivados?
O povo brasileiro é sensível e romântico por excelência, aprecia a poesia e procura integra-la à sua vida sempre que pode. É possível que minha visão, esteja, em parte, influenciada pelo meio em que vivo. Mas nota-se que há um sadio interesse, dentro das mais diversas faixas etárias e níveis sociais, pela poesia, pela literatura e artes em geral. E isto pode ser observado sempre que a arte é posta ao seu alcance. Mesmo a população menos favorecida, dá sua contribuição artística à cultura local na forma de artesanato popular, de literatura de cordel, bastante desenvolvida no norte e nordeste do país, assim como a trova etc..

4 – António Aleixo é conhecido no Brasil? Ou o movimento de jogos Florais/ Concursos Literários, em que os escritores consagrados não
participam, mas que com qualidade se realizam em bom número por aqui?
Pelo menos no meio trovadoresco, poderia dizer que António Aleixo é conhecido, sim. Cito uma trova, que penso ser dele, e me arrisco a repeti-la, se a memória me ajudar. Perdoe-me se estiver enganada.

Maria da Graça é uma
cachopa de olhos em brasa,
não tem marido, não fuma vive sozinha, não fuma
mas tem cinzeiros em casa.

Os Jogos Florais são bastante divulgados por todo Brasil. Os primeiros aconteceram, em 1916, 17 e 18, aqui em Santos, cidade em que nasci e vivo. Sendo a série interrompida em virtude da 1ª Grande Guerra Mundial. A competição cultural, abrangia vários gêneros literários e dele participaram grandes poetas, mais tarde consagrados. Em Nova Friburgo, cidade serrana, do estado do Rio, os Jogos Florais repetem-se, anualmente, desde 1960, ligados apenas à Trova. Por essa razão, a cidade recebeu o título de “Berço dos Jogos Florais”.

5 - O conto curto é cultivado por aí?

Sim, pelo menos fala-se dele com mais interesse, de um tempo para cá. Concursos endereçados a “Contos curtos” também circulam por aqui, com bom acolhimento.

- Deixe uma mensagem.
Espero ter respondido satisfatoriamente às suas questões. Que a poesia seja um laço fraterno a nos unir, como unidas são nossas Pátrias.
Carolina Ramos
Santos / SP / Brasil /2010
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
C/ CAROLINA RAMOS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dois motards portugueses morrem em Marrocos
» Ficha de Steph D. McCullung

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Entrevista / Conversas-
Ir para: