G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
    Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
    Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
    Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
    Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
    Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
    Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
    Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
    Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    Outubro 2017
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031    
    CalendárioCalendário

Compartilhe | 

O BARBEIRO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
    AutorMensagem
    lino mendes
    Admin

Número de Mensagens : 869

MensagemAssunto: O BARBEIRO   Seg Nov 08, 2010 10:41 pm

O Barbeiro

António Augusto Francisco perfez em Março passado a bonita idade de cinquenta anos
    de profissão, facto a registar e oportunidade para uma conversa sobre uma actividade tão
    enraizada nas vivências do nosso povo—a de BARBEIRO.
    O António teve como Mestre o Augusto Sirinéu, numa altura em que o período de
    aprendizagem era de dois anos, naturalmente sem remuneração embora sempre aparecesse
    uma “recompensa”, mas ele ficou-se pelos dezoito meses dado que comprou a oficina quando
    o “mestre” foi para o Brasil.Situava-se a mesma na Rua da Misericórdia, junto à “pedra da
    miséria”,e foi daí que mais tarde transitou para a Rua do Comércio ( 1969) onde ainda hoje se
    encontra, depois de uma curta ausência na Bélgica o que, segundo nos diz ,socialmente o
    marcou.

Mas como se processava essa aprendizagem?
    Antes de mais, o varrer da casa era com o aprendiz, que pouco a pouco ia aprendendo as
    diversas funções como colocar o pano para fazer a barba, colocar o pano para cortar o
    cabelo,e fortalecendo o pulso abrindo e fechando a chamada máquina de quatro zeros.
    Mais material necessário ( ente outro; claro):a cadeira( a então famosa marca A. Pessoa),a
    navalha, o”assentador para a afiar a mesma, o pente ,uma cabaça para o álcool e outra para o
    pó de talco, o espelho fixo na parede e de frente à cadeira e o outro pequeno para que
    colocado por detrás da cabeça se pudesse ver como o mesmo estava, o pincel e a respectiva
    taça, uma pequena escova…
    Havia ainda a cadeira de madeira onde os aprendizes começavam e se cortava o cabelo às
    crianças.
    Nessa altura havia as categorias de “aprendiz” e de “mestre”enquanto hojenesta como
    noutras profissões se geralizou as de formando ou praticante e formador….
    Cabelo ou Barba ,qual o trabalho mais difícil?
    O cabelo exigia mais arte, mas para a barba era preciso conhecer a navalha, aí residindo o ter
    mais ou menos fregueses. Enquanto hoje a navalha tem uma lâmina que ao partir-se se
    substitui, naquele tempo não era assim.E quanto mais suave fosse o fazer da barba…

Entretanto, rapada a cara…[URL=http://illiweb.com/fa/pbucket.gif]

[URL=http://illiweb.com/fa/pbucket.gif]
    Havia que desinfectar ,para o que havia o “álcool”que no entanto e como alguns diziam
    “picava” um pouco pelo que preferiam o “sublimado”,este a comprar na Farmácia em forma
    de comprimido, onde só era vendi do aos donos das barbearias. Após o que se passava ainda a
    “pedra-pomes”que estava colocada num pequeno recipiente juntamente com o “lápis” para
    parar o sangue quando disso era caso.
    Nessa altura, o custo da barba era dez tostões (1$00) e do cabelo três e quinhentos (3$50).

As barbearias eram muitas?

Sim,e começando pelas Afonsas tínhamos o RAPOSO(que até tocava concertina),o ZÉ
    DA BARRACA, o BOTTO, o PAILÓ,O ZÉ TRINDADE, o MANUEL AIROSO, o ANTÓNIO DO
    CAFÉ, o CAVACO o ZÉ DE VISEU…
    E, claro, ele. E ainda os que trabalhavam nos Foros do Mocho, em Vale de Vilão e
    Farinha Branca. Anteriormente, recordo-me ainda do RASCÃO, do ZÉ CARDOSO e do
    JAIME.

Mas a verdade é que havia muito serviço…
    Havia mas ao fim de semana, e em datas como a Feira, o Natal, a Páscoa, o Carnaval, alturas de festa em
    que inclusivamente colegas de Cabeção nos vinham cá ajudar. Depois eu e o meu mestre retribuíamos por
    altura dos Passos que levavam muita gente e Cabeção.
    Recordemos entretanto que o descanso era à segunda-feira, só passando para o domingo depois de uma
    petição feita ao Dr:Manuel Fernandes, então Presidente da Câmara.
    Mas falemos então do “corte de cabelo”
    Se fosse hoje tudo seria mais simples já que a juventude não é exigente, por vezes qualquer corte de cabelo
    serve. Mas naquele tempo, havia o “guarda lama”junto às orelhas que tinha que ficar fechado ,assim como
    o “disfarce” no pescoço, mais difícil que o “vincado”.Diga-se, entretanto, que ainda hoje quando se dá
    formação a e se abordam os métodos básicos para execução do corte de homem, merecem destaque “ as
    técnicas de contorno e disfarce de nuca e patilhas”.
    Nessa altura pedia-se em especial o “caldinho” e o “risco ao lado”,não se usava o cabelo penteado para
    trás. Usava-se então a “brilhantina” para dar brilho ao cabelo, e o “fixador”para o fixar”, em especial
    quando algum era espetado à sivela como então se dizia.
    O cliente gostava também muito de cheirar bem ,e para isso tínhamos a “àgua de cheiro” e a “àgua de
    colónia”

Olhando então em redor constatei que as paredes e da oficina estão cheias de diplomas de “formações” que
    o António Augusto frequentou, e de fotografias com diversos cortes de cabelo, certamente , pensei eu,para o
    cliente escolher .Mas que nada disso pois que o corte que dá para um cliente pode não dar para outro. Cada
    cabeça é um caso para o que têm a ver vários factores, como a configuração dos ossos da cara e até , a
    maneira de vestir e de andar.

Em que altura é que as mulheres começaram a cortar o cabelo nas
    Barbearias?

Quando comecei a trabalhar o meu mestre já cortava o cabelo a mulheres, acontecia até que as “do campo”
    vinham à noite cortá-lo…

Possivelmente era quando podiam

Nada disso, era para não serem vistas ,e regressavam a casa de lenço na cabeça. É que quando viam as da
    vila caminhar para a barbearia, chamavam-lhe um certo nome..E o curioso é que quando se juntavam na
    loja davam-se muito bem, mas depois cá fora é que era…
    E atenção que nos anos 60 já por aqui havia mulheres e mesmo homens que pintavam o cabelo—e
    mostrou-me o recipiente para a tinta. O trabalho era até feito numa outra sala, lá para o fundo.
    Ver perfil do usuário
    Aníbal

Número de Mensagens : 71

MensagemAssunto: Re: O BARBEIRO   Qui Nov 11, 2010 2:40 am

Grande António Augusto!! Foi o meu barbeiro no tempo em que eu estava na Casa Travassos. Pessoa afável e educada, tinha um jeito especial para falar com os mais novos, e o seu Sportinguismo ferrenho, nunca chocou com o meu Benfiquismo.
    A propósito desta entrevista, lembro-me de uma outra, que ambos demos ao Arauto, sobre o Carnaval de Montargil, p'rai há quarenta anos, não me lembro se ao amigo Lino, se ao Padre Pereira.
    Agora que há a possibilidade de consultar o Arauto, via Net, ainda hei-de procurar isso.
    Não sei se o amigo António Augusto frequenta o Fórum, mas de qualquer maneira, aqui lhe deixo um abraço.
    Ver perfil do usuário
    lino mendes
    Admin

Número de Mensagens : 869

MensagemAssunto: OBRIGADO ANÍBAL   Qui Nov 11, 2010 2:16 pm

OBRIGADO!

Obrigado Aníbal pelo contributo que vens dando a este FORUM,com a tua escorrei ta maneira de escrever, que se lê sermpre com muito agrado.
    Qualquer dia temos que arranjar maneira de uma troca de impressões.

Um abraço
    Lino Mendes
    Ver perfil do usuário
    Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O BARBEIRO   

O BARBEIRO
    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos similares
    -
    » Apresentação Cherokee Miguel "Barbeiro"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum