Grupo MENSAGEM de Teatro
de
M O N T A R G I L
Contando agora com um elenco em que a juventude dos que se estrearam se interliga com a experiência de outros---que inclusivamente já integravam o Grupo na sua fase anterior— aposta essencialmente num repertório em que, não abdicando embora da sua faceta pedagógica, do levar a “pensar”, pretende ir ao encontro do gosto do público— quer como entretenimento, quer como “mensagem” que não se impõe. Isto é, não se dá o peixe, antes se ensina a pescar, ou, se quisermos, não se impõem ideias, antes se ensina a construi-las, a cada um pensar por si próprio.
O espectáculo actualmente em cena, tem a duração de 1h30s,sem interrupção, pois que os 10 minutos que dura a mudança de cenário de uma para a outra peça, é preenchido com um momento musical, com o pano fechado.
Nas suas diversas funções, o espectáculo tem a participação de 16 pessoas.
Em Cena:
A BURRA DE APOLINÁRIO
(de autor desconhecido)
Tudo gira ao redor de uma confusão de Apolinário, que confunde o namorado da filha com o comprador da burra. Afinal, uma mensagem de boa disposição para encerrar o espectáculo.
ANTÓNIO ALEIXO
Os Jograis de Monte Argil “falam” sobre o poeta nas suas naturais facetas de “filósofo” e “sociólogo”, da sua vida mas essencialmente das suas “mensagens”.
LAURINDA (de Romeu Correia)
Uma peça sempre actual, que nos faz “pensar”. Que HOJE continua a haver LAURINDAS, patrões como os dela, jovens e tímidos pretendentes, pais que pensam como os dela.
No fundo, qual a mensagem que o autor nos pretende transmitir? Afinal e como Romeu Correia um dia nos disse, que cada um dos espectadores tire as suas conclusões .
É por isso que LAURINDA é uma peça cheia de interrogações, mas que no final nos deixa uma mensagem clara--, A DE QUE NUNCA É TARDE PARA MUDAR DE VIDA.
Laurinda é uma jovem que trabalha numa “sapataria” onde também trabalha um colega, o Luís, apaixonado por ela mas que nada lhe diz porque o patrão, o senhor Gomes ,homem casado também a pretende .E consegue-(?). E Laurinda sai de casa. Porque os pais a escorraçaram? Ou foi ela eu saiu voluntariamente, convencida que o pai recebeu dinheiro do patrão?
LAURINDA torna-se uma prostituta, deram_lhe um passaporte nocturno.
Entretanto, O pai mete-se na bebida e é despedido. E acompanhado da mãe procuram-na para a levar para casa…e pedir dinheiro.
Quanto ao senhor Gomes, procura o luís e quere que ele a namore, talvez porque seja assim a maneira de se ver livre dela, pois foi mais uma e já não interessa.
Mas Laurinda compreende enfim,que é uma jovem que pode ser feliz no futuro…mas não na loja.
A cena decorre sempre numas águas furtadas, onde o guarda nocturno a acompanha,tentando logo aproveitar_se da situação.
A mensagem final é clara.Mas o desenvolvimento pode o espectador não concordar com o mesmo.