G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 FORUM CULTURA--UM SUCESSO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: FORUM CULTURA--UM SUCESSO   Dom Out 24, 2010 9:59 pm

Forum Cultura 2010





MONTARGIL- Debater a definição de Cultura e a importância da Cultura Tradicional; assumir a Cultura como um eixo estratégico do desenvolvimento de base territorial e fomentar as parcerias e cooperações entre os diversos actores, numa óptica do trabalho desenvolvido em rede era/é um projecto de relevante importância e a isso se propuseram o Grupo de Promoção Sócio-Cultural de Montargil e o Centro de Estudos Politécnicos da Golegã. Instituto Politécnico da Golegã), numa sessão que teve a presença da senhora Directora Regional de Cultura do Alentejo, para além de outras entidades como a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.
Temas: CULTURA—O QUE É
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA TRADICIONAL

Oradores:
Prof. Doutor Avelino Bento, Lino Mendes( em substituição do Dr. Tiago Antunes) Nicolau Saião, Prof. Doutor Lopes Figueira,Dr. Aurélio Lopes e Dr.Jorge Claro




Quatro dezenas de interessados estiveram no Auditório da Misericórdia, e houve debate, houve “ partilha” a diversos níveis. E considerando até no final a satisfação dos nossos visitantes, podemos afirmar que valeu a pena.
Certo que, pensamos, muitos mais deveriam estar na sala, mas terão que ser eles próprios a compreender isso mesmo. Ou talvez estejamos enganados quando dizemos que deveriam estar, já que por vezes se confunde “formação académica” com “formação cultural” para o que é muito importante a “experiência de vida”.
Quanto a nós, continuaremos a semear nacos de cultura, e amigos não nos faltam para isso.

É certo que desta sessão, se tiraram conclusões, embora as mesmas não tenham sido elaboradas, como no ar ficaram propostas e se apontaram caminhos. Quanto a mim retirei a conclusão, de que “Tradicional ou não Cultura é sempre Cultura; mas há sempre que reter como referência o espaço da tradicional, já que caracterizadora de uma identida
LINO MENDES
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Antonio Mendes



Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

MensagemAssunto: Re: FORUM CULTURA--UM SUCESSO   Seg Out 25, 2010 11:56 am

Podemos dizer que o GPMontargil está a fechar o ano como deve de ser. Depois de uma panóplia de actividades realizadas (como referiu o Exmo.Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor-Engº. Hugo Hilário), este Forum Cultura foi importante e enriquecedor para todos os que se deram ao trabalho de passar pelo Auditório Santa Casa da Misericórdia de Montargil.

Sinceramente esperava ver mais participantes, alguns até com alguma responsabilidade a nível cultural/educacional; outros compromissos certamente ditaram a sua ausência.

Será difícil reunir um conjunto de "oradores" de tanta qualidade como os que estiveram dia 23 de Novembro em Montargil.

A maioria acha chato, mas estas iniciativas também são importantes e são o complemento aos espectáculos que se vão realizando.

Cultura, o que é? Qual a importância da Cultura Tradicional? Muito se falou sobre os temas e no final, mesmo os oradores, em jeito de conclusão afirmaram que saíram do mesmo mais enriquecidos.

Foi também importante quando no final deram os parabéns, pois "não faltou nada, estava muito bem organizado"; nós não diremos tanto, mas saímos do evento com o sentido de dever cumprido.

Obrigado a toda a equipa de trabalho que tornou possível a realização do mesmo, a todos os participantes/Oradores bem como ao Centro Politécnico da Golegã, à Junta de Freguesia de Montargil, Fundação INATEL, Santa Casa da Misericórdia de Montargil, EBI de Montargil e Florista Iris.

Para que conste, para além dos oradores, a mesa de abertura do Forum teve a seguinte constituição: Drª. Aurora (Directora da Cultura do Alentejo), Engº. Hugo Hilário (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor), Prº. Correia Contantino (Presidente da Junta de Freguesia de Montargil ) Pr.Dr. Luis Mota Figueira (Instituto Politécnico da Golegã) e Lino Mendes (Presidente do Grupo de Promoção S.C.Montargil.
Pode não parecer, mas esta iniciativa levou o nome de Montargil bem longe. Através da comunicação Social e dos intervenientes (oradores), até no Brasil de falou do mesmo.
O GRUPO DE PROMOÇÃO ESTÁ DE PARABENS.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
FORUM CULTURA--UM SUCESSO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Motociclista morre após despiste na zona de Entrecampos ( Titimaster - forum cbrportugal)
» VW New Beetle - O Presente Parte 3....
» IV Torneio de Fotos Cloth Myth Revolution(Apoio: Diego Maryo)
» Signs CDZ - By Flash
» Chevy Corvette 1958

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: História e Património :: Sala da Cultura-
Ir para: