G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 O blogue como espaço de escrita e de reflexão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lurdes Breda



Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/11/2008

MensagemAssunto: O blogue como espaço de escrita e de reflexão   Ter Nov 11, 2008 9:01 pm

Actualmente, está cada vez mais generalizada a prática e o uso do blogue, como campo de características múltiplas.
Seja pertença de um indivíduo, seja espaço utilizado por uma instituição ou por uma empresa, o blogue reflecte uma prática social comummente aceite, como efeito da banalização do acesso à Internet. Esse uso, quase trivial, da tecnologia informatizada, abriu os horizontes para a vasta série de serviços disponíveis. Trouxe a noção de que aquilo que se escreve, pode chegar ao outro extremo do nosso planeta em tempo real. Independentemente da nacionalidade ou da ideologia de cada um, é possível aceder a diferentes conteúdos e ideias. Logo, é exequível debater e contrapor argumentos a essas mesmas ideias. A globalização electrónica gerou, assim, a necessidade de partilha e de troca de opiniões e, por conseguinte, abriu lugar à reflexão.
O blogue é, sobretudo, uma área dominada pela escrita. Seja ela de cariz pessoal, intimista, comercial ou até mesmo promocional. Há quem utilize o blogue, como se de um diário digital se tratasse. Uma necessidade de partilha permanente. O desejo de que “alguém” deixe um comentário àquilo que leu, pode significar uma porta para uma troca de pensamentos ou, simplesmente, um meio de combater a paradoxal solidão, que nasce do facto de, no dia-a-dia, estarmos rodeados por dezenas ou até mesmo por centenas de pessoas, numa denominada “solidão acompanhada”.
Serão, pois, estes espaços, locais de amizade virtual? Sem dúvida que sim. Alguns comentaristas dos blogues, com o passar do tempo, tornam-se habitués. O que acaba por criar laços de afectividade, desencadeados pela contínua socialização. A universalidade de determinadas línguas abre até as fronteiras, a pessoas de países recônditos.
É através do recurso à palavra, e graças a uma crescente liberdade de expressão, que se pode denunciar a revolta ou a injustiça, ou simplesmente, partilhar com o mundo, um poema de amor… Em diversos blogues, a palavra transmuta-se, portanto, num estado de espírito.
Os blogues também podem ser espaços privilegiados de divulgação e de mostra ao nível das várias artes; seja na literatura, na música, na pintura ou até mesmo na fotografia, funcionando como área de intercâmbio artístico. Oferece, por isso, a oportunidade, que, com frequência, falta ao criador, para poder difundir, ou até mesmo internacionalizar, as suas obras e o seu nome.
Autores e artistas consagrados usam igualmente os blogues, de forma a tornarem mais acessível a todos, não só o seu trabalho, mas similarmente a sua própria personalidade, já que as pessoas que visitam os seus blogues, são convidados a deixarem comentários ou sugestões ao perfil editado, desmistificando, desta forma, o conceito de intangibilidade que, por vezes, os cerca.
Os blogues contribuem identicamente, para a inovação da linguagem (neologia), casualmente, associada a estrangeirismos. Em termos de língua, pode dizer-se que há uma certa criatividade, subtraída à rotina diária (normalmente condicionada por diferentes marcas de deixis social).
Se é certo que a escrita empregue nos blogues absorve, com frequência, o tempo e o espaço em que é produzida: escrita datada (nela se pode conhecer o contexto geográfico, etário, social, cultural, profissional e até mesmo religioso, que rodeia o seu autor), é, ainda, correcto afirmar a existência de uma certa atemporalidade, decorrente da liberdade interior de cada um e, em especial, da experimentação de teor modernista/futurista, que desde Fernando Pessoa, do seu heterónimo Álvaro de Campos e mesmo passando por Almada Negreiros, vem originando novas formas de dizer. Esse renovar da língua pode, ainda, considerar-se como fenómeno social, ajustado ao corrente uso das novas tecnologias e da vasta globalização daí advinda. É uma competência de comunicação alargada, revelada através de novos canais e suportes, fugindo à fossilização do pensamento.
Pode, inclusive, admitir-se a possibilidade de que, em certos casos, a actualização dos blogues se traduza num incremento cognitivo, dependendo da matéria aí inclusa e da estrutura lógico-gramatical, que assegura a inteligibilidade do discurso produzido. Porquanto, é cada vez mais frequente, o uso de abreviaturas e de calão na escrita (particularmente, por parte dos jovens), adulterando o Português correcto, com subsequente desvalorização do conteúdo elaborado. O que pode representar um aspecto negativo na generalização do blogue.
Em qualquer dos casos, o teor destas páginas de Internet, tem por hábito apresentar uma regular adequação ao tempo presente, com o comentário e a discussão de determinado tema a, implicitamente, conduzirem à reflexão. Esta, leva a um maior conhecimento da nossa identidade, enquanto cidadãos do mundo e construtores de uma nova civilização.


Lurdes Breda
http://lurdesbreda.wordpress.com/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
O blogue como espaço de escrita e de reflexão
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Primer - Como utilizar
» Como voces acham que devemos fazer os futuros grupos de consorcio??
» España y Portugal hoy mas unidos que siempre
» Como promover o MTP no Facebook?
» COMO FAZER PEÇAS PLANAS RÁPIDAS COM MASSINHA DE MODELAR.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Literatura-
Ir para: