G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe | 

C/ MILENE( bailarina profissional)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin

Número de Mensagens : 869

MensagemAssunto: C/ MILENE( bailarina profissional)   Sab Ago 21, 2010 9:06 pm

CONVERSAS
CURTAS

hoje com Milene Matias

Edgar & Mitene constituem um dos mais prestigiados pares portugueses de “dança de salão”.Campeões e internacionais,,interessava ouvi-los quanto esta modalidade dá os primeiros passos na nossa terra. O que é a dança de salão, qual o seu percurso, enfim, um pouco da sua História.
E a CONVERSA CURTA com Milene aqui fica

Qual foi o seu percurso para que as “danças de salão” tenham chegado ao estádio actual?
[/size][/font][/size][/font]As danças de salão têm percursos diferentes conforme falamos de danças latino-americanas ou danças standard. As standard na sua maioria tiveram origem na Europa e portanto eram dançadas nas cortes ou nos bailes nos sec. XVIII, XIX e XX. As danças latino-americanas foram trazidas, na sua maioria do continente Americano (excepção é o Passo Doble que tem origem em França), também para os bailes das cortes europeias onde sofreram alterações.

As primeiras competições a surgirem foram em danças Standard seguindo-se mais tarde as Latinas. Estas competições surgiram em Inglaterra, país onde ainda se verifica muito bem a separação entre dança Profissional, dança amadora (ambas de competição) e dança social.

Esta cultura foi-se espalhando aos poucos pelos restantes países europeus onde quer seja para competir ou apenas para socializar as danças de salão se regem por um grande número de regras, suportadas por bastantes livros, cumprido bastante com aquilo que é a cultura britânica.

Hoje em dia a dança desportiva de competição está bastante divulgada na Europa e na Ásia e na América do Norte (embora com algumas diferenças).
Não se conhecem pares de dança de salão nem da América do Sul nem de África com a excepção da África de Sul, país de onde já veio um grande campeão.

Relativamente a dança de salão social, ela poderá mudar bastante conforme o continente uma vez que nessas danças poderemos encontrar exemplos bem mais “regionais” dependendo da região onde são ensinadas.

2) Nas sociedades recreativas, ao redor dos coretos, nos arraiais populares, onde toda a gente faz o gosto ao pé, dança-se de maneira diferente, digamos que sem esquemas planificados.
Como chamamos a essa modalidade de dança?
Dança popular

3)-Embora com esquemas definidos, há livre criatividade?
Existem 2 etapas na vida de um dançarino de dança de salão: a etapa em que está limitado a fazer passos que vêm em livros de regras e a etapa de estilo livre. Durante a etapa limitada pelos passos que respeitam regras, etapa de aprendizagem inicial, os esquemas são bastante limitativos mas claro que cada dançarino poderá imprimir o seu cunho pessoal ao movimento. Na etapa de estilo livre, os esquemas não têm de cumprir com nenhumas regras, com a excepção de não se poder fazer lifts. Os esquemas devem, no entanto, respeitar o cariz que a dança pede e como tal ir beber influência aos esquemas básicos da etapa anterior. Mas qualquer figura é permitida. Claro que temos de continuar a respeitar os “nossos” esquemas que aperfeiçoados e dançados a 2 potenciam os resultados mas ainda mais liberdade cada dançarino ou par tem de imprimir o seu cunho pessoal ao movimento.

No meu caso, treino para que o meu movimento seja o mais correcto possível mas ao mesmo tempo distinto de um outro par que possa estar a fazer algo semelhante a mim.
4)-Pode considerar-se a “dança de salão” como um desporto? Temos a “dança de salão” como parte da “dança desportiva”, ou a dança desportiva” como parte da dança de salão”?[/size][/font]

Dança desportiva foi o nome encontrado para denominar a dança de salão de competição por motivos alheios à dança propriamente dita.
Para mim dança de salão ou dança desportiva é a mesma coisa, tudo depende do objectivo que cada dançarino tenha na sua aprendizagem. Se o objectivo for competir então as regras são bastante claras, se objectivo for divertir e socializar então tudo é possível.

Creio que um dos objectivos é a integração nos Jogos Olímpicos… é dar seriedade e notoriedade a uma actividade que ao longo do tempo se foi tornando cada vez mais popular e competitiva.

5)-Acrescente tudo o que entender…

Há muita coisa que se pode dizer sobre dança de salão uma vez que se torna uma actividade muito complexa. Há muita coisa que sei mas porque não tenho tempo para escrever não tenho como lhe passar. É preciso entender muito bem o inicio de tudo que é mais extenso do que aquilo que tive oportunidade de lhe descrever. Seria mais fácil fazer uma entrevista pessoal e falada para lhe poder enquadrar melhor dentro da realidade. Como já lhe disse fico disponível para contacto.
Ver perfil do usuário

C/ MILENE( bailarina profissional)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Entrevista / Conversas-
Ir para: