G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 40 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: 40 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA   Dom Mar 28, 2010 1:07 am


40 anos
ao serviço da Cultura



No próximo dia 16 de Abril, estarão passados 40 anos que o Rancho Folclórico de Montargil realizou a sua primeira actuação, e sendo com orgulho um dos seus fundadores, tem sido um privilégio vir integrando o mesmo desde então. Durante 36 anos fiz a apresentação de todas as suas actuações, ciclo só interrompido por via de uma pneumonia contraída no Luxemburgo.Cinco anos depois, nascia o “Grupo de Promoção Sócio-Cultural”, do qual o Rancho foi o primeiro sector instalado) e que hoje é Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e Medalha de Prata de Mérito Municipal.

Fui um dos fundadores do Rancho, conjuntamente com o P.Pereira (o grande impulsionador!), a D.Graça Godinho (ensaiadora), o Manuel Cardoso (acordeonista), o José Teles e o senhor Nogueira (restantes elementos da tocata.).E pondo de lado as “falsas modéstias”, que não coabitam com o oportunismo dos que vão trepando face ao trabalho de outros, tenho plena consciência do muito que até agora dei a este/s grupo/s, como consciên cia tenho de que outros mais o fizeram também.Que a qualidade reconhecida e o prestígio conseguido, é necessariamente obra de um colectivo, de muita gente.

Mas, se no Folclore o prestígio é incontornável, ao falarmos hoje no Grupo de Promoção falamos de muito mais, de muita mais gente, de novos núcleos que com o decorrer dos tempos vêm atingindo também elevado nível. Realejos e Concertinas, Teatro e Jograis, Música com as Violas e o Montargil a Cantar, o Desporto nas suas vertentes de Recreação e Radical a Comunicação, o Artesanato, os Jogos Literários e as Curtas-metragens, e mesmo a chegar à meta as Danças de Salão e as Cantigas Populares Portuguesas.Sem ignorar o Sector dos Eventos, base de apoio de relevante importância.

Seria fastidioso aqui enumerar agora as muitas e muitas iniciativas levadas a efeito, mesmo o pioneirismo de algumas das mesmas.Citemos no entanto a Festigil, que lançámos e durante anos assumimos, e não esqueçamos o Festival de Folclore, presigiado entre os melhores a nível nacional, quer pela sua cuidada organização, quer pela representatividade dos grupos que nos visitam.


Mas nesta hora de festa, não podemos esquecer as entidades que nos têm apoiado—INATEL,CULTURA,GOVERNO CIVIL e de uma maneira muito especial as Autarquias—a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal têm sido decisivas, e naturalmente não podemos ignorar todos os que neste momento constituem o Promoção, todos os que por aqui passaram.

Numa associação com tanta gente, é natural que haja quem pense diferente, o que é salutar, e não impede que os interesses associativos se congreguem no mesmo sentido.É assim que tem sido, é assim que tem que continuar a ser.


Uma última informação.Está reunido o material e em fase de revisão, resultante da pesquisa de 35 anos, que gostaríamos de ainda publicar no ano em curso.Gentes de antigamente é o título provisório, e estamos autorizados a referir que o prefácio será de José Luís Peixoto.

Quanto a esta Festa, embora com uma certa relevância para o RANCHO FOLCLÓRICO que completa o oitavo ciclo de cinco anos----e daqui saúda a Federação do Folclore Português, a Associação de Folcloristas do Alto Alentejo e o Jornal Folclore..Mas como dissemos já, hoje a Cultura em Montargil, mesmo no que apenas a nós diz respeito, é algo mais.Estamos, afinal, todos de festa.
É a Festa do Grupo de Promoção.

……………………………………………………………………..







Sabemos de algumas críticas pelo facto do jantar comemorativo não decorrer em Montargil, algumas que reconhecemos coerentes por desconhecimento do que se passa, outras e como já é habitual, por evidente má fé, para destabilizar.
Ora, ninguém mais do que nós dá prioridade ao que é da terra, e ainda quando das VOZES DA TV o demonstrámos; as quatro refeições foram realizadas noutros tantos restaurantes locais, e apenas não dormiram cá os que cá não tiveram onde o fazer.

Agora, para o aniversário, foram contactados todos os restaurantes e apenas um respondeu, dizendo da impossibilidade e agradecendo o facto de o termos contactado, e se todos os outros não responderam, é porque não tinham condições de espaço para o que se pretendia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Antonio Mendes



Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

MensagemAssunto: Re: 40 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA   Dom Mar 28, 2010 9:11 pm

Infelizmente ficou provado que em Montargil, neste momento não conseguiríamos fazer uma festa desta dimensão.
Ainda não terminou o prazo limite para as inscrições, mas já poderei informar que não há lugares disponíveis para o salão principal, onde decorrerá também a parte “artística”.
Muito tem sido o interesse nesta Festa, mas para aqueles que ainda não fizeram ou confirmaram devidamente a sua inscrição, poderão ainda faze-lo, ficando em lista de espera, para uma eventual desistência, ou então há uma alternativa que é uma sala que faz ligação com o salão principal, onde ainda poderão ficar alguns elementos ( não muitos), mas que para ver e participar na parte artística (Violas, danças de salão, canções, Folclore, acordeões, baile…..)terão de se deslocar do seu lugar. Tudo aponta para que a maioria destas “iniciativas” decorreram depois do jantar.
Para mais esclarecimentos deverão contactar o Sérgio Mendes (inclusivamente ligando para a Santa Casa da Misericórdia -local onde ele trabalha).
Pedimos desculpa por não ser possível “colocar” todos os interessados, mas já estão inscritos mais de 200 pessoas.
Isto Mostra a “Vitalidade” do Grupo, e o desejo de convívio e de recordar.
Os nossos agradecimentos a todos aqueles que têm permitido a existência do Grupo bem como a realização desta Festa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Antonio Mendes



Número de Mensagens : 823
Data de inscrição : 24/07/2008

MensagemAssunto: Re: 40 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA   Ter Abr 13, 2010 3:08 pm

Relativamente ao Jantar convívio, lembramos que as "portas" se irão abrir pelas 19 horas e que por volta das 19.15 h. está previsto o inicio da "Festa convívio", que ainda antes do jantar propriamente dito terá os habituais discursos da praxe, algumas informações úteis, entrega de medalhas aos elementos do Rancho Folclórico de Montargil que perfaçam ciclos de 5 anos, a tomada de posse de uma forma “simbólica” dos novos corpos sociais do Grupo de Promoção, e a actuação do Grupo de Violas Lagartos & Companhia.
Depois do jantar a animação continuará com a presenças do Grupo de Música Popular (que fará aqui o que os seus responsáveis consideram um ensaio), que se apresentará oportunamente a todos, de alguns elementos do grupo de Dança de Salão, das Concertinas, do Rancho folclórico…….
Entre as actuações dos grupos “locais”, teremos a presença dos cantores “convidados” que serão acompanhados por também bonitas vozes de Montargil (e neste caso do Grupo de Promoção).
Tudo se conjuga para ser uma bonita Festa, assim todos os queiramos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: 40 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
40 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Cores Originais de Várias Marcas e Anos - Site!!!
» Oi....
» [Imagens] Armadura Fake de Sagitário.
» oi cheguei!!
» 767-300 PP-VOK (500 anos)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Comunicação DIVULGAÇÂO :: Noticias de Montargil-
Ir para: