G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 c/NUNO FRAGOSO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: c/NUNO FRAGOSO   Qua Fev 24, 2010 7:40 pm

Conversas
Curtas


hoje com Nuno Fragoso

Com a adesão de duas dezenas de interessados, e ministrada pelo jovem Nuno Fragoso, está a decorrer, aos fins-de-semana durante três meses, uma “formação” sobre “Língua Gestual”.
É mais um projecto GP (Grupo Promoção) aberto a toda a população.


Lino-Dizes-me que não se trata de linguagem gestual. Qual a sua designação correcta, e quais as suas vantagens?
Nuno-Em primeiro lugar, corrijo o termo “linguagem gestual”. Tratando-se de um sistema linguístico, com as suas regras de articulação bem definidas, a comunidade de surdos e todos os seus envolventes preferem designá-la por língua e não por linguagem gestual. Assim, tal como falamos em língua portuguesa (e não linguagem portuguesa), também designamos este sistema por Língua Gestual.
A Língua Gestual (LG) é, portanto, uma língua que se apoia no gesto como forma de expressão. Como língua autónoma e independente, tem os seus próprios vocábulos e a sua organização é particular. Desta forma, os gestos que preconiza não se organizam sintacticamente como as palavras e as frases da Língua Portuguesa. Isto cria dificuldades à criança surda quando entra para a escola.
Por seu turno, o Cued Speech é uma técnica pensada para que o surdo possa receber a Língua do país de origem (neste caso, o Português) através da via visual, tal e qual como um ouvinte a recebe pela audição. A mão acompanha cada sílaba à medida que é falada, clarificando o discurso.
As vantagens relacionam-se directamente com o facto de o surdo conhecer a língua oficial do seu país ao invés de conhecer exclusivamente uma outra língua orientada por gestos. Isto faz com a descodificação das palavras e das frases dos textos seja facilitada no momento da aprendizagem escolar. As crianças que aprendem este sistema de comunicação aperfeiçoam a sua capacidade de ler nos lábios e o conhecimento da língua do seu país é de tal modo, que podem compreender diferentes interlocutores em situações variadas. Assim, os surdos são integrados na sociedade por possuírem a Língua do país e usufruem de uma maior liberdade de escolha quanto ao trabalho.


Lino--Acontece que agora na Televisão, usa-se a linguagem gestual. Será que esta nova linguagem irá também ser ensinada aos respectivos interlocutores?
Nuno--O Cued Speech foi desenvolvido em 1966 na França. Como qualquer sistema recente, teve de passar por uma série de experiências a fim de se perceber a sua utilidade e, essencialmente, a sua pertinência.
Numa primeira fase, desenvolveram-se aprendizagens dirigidas a crianças surdas, bem como aos respectivos familiares e profissionais próximos, como educadores e professores. Observou-se, depois, o sucesso académico destas crianças nos primeiros anos escolares e concluiu-se que o sistema era eficaz e que permitia à criança uma boa aprendizagem da sua língua de origem. Depois, numa segunda fase, o sistema teve que ser adaptado a cada língua. Assim, só à relativamente pouco tempo é que o Cued Speech tem vindo a ser divulgado e ensinado em Portugal.
Pelo contrário, a Língua Gestual já tinha sido implementada há mais tempo. Apesar de algumas crianças terem aprendido este sistema mesmo depois de comunicarem através da língua gestual, não faz com que haja mais comunicadores de Cued Speech do que de LG.
Desta forma, a opção de se comunicar por LG na televisão é aceitável já que permite que um número superior de surdos receba a mensagem. Se se comunicasse via Cued Speech, muitos dos telespectadores surdos não entenderiam, pois desconhecem ainda o sistema.

Lino--A partir desta formação está prevista alguma acção na mesma linha de actuação?
Nuno--Estamos a desenvolver as aprendizagens. No final, se os formandos comunicarem sem dificuldades, não excluímos a hipótese de contactar uma Associação a fim de possibilitarmos o contacto e a comunicação com surdos.


Lino Mendes[/size][/font]


Última edição por LINO MENDES em Ter Mar 02, 2010 1:04 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
c/NUNO FRAGOSO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Faleceu Nuno Entrudo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Entrevista / Conversas-
Ir para: