G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» MUSEU ONLINE
Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

» MUSEU ONLINE
Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

» MUSEU OINLINE
Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

» MUSEOLOGIA
Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

» JORNAL DOSSABORES
Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

» LITERATURA
Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

» O LIVRO
Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Rádio TugaNet
Geo Visitors Map
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 VIRGILIO GOMES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lino mendes
Admin


Número de Mensagens : 869
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: VIRGILIO GOMES   Sab Fev 13, 2010 8:27 pm

Conversas
Curtas
hoje com Virgílio Gomes[img]http://illiweb.com/fa/pbucket.gif[/im
Do seu extenso e incontornável percurso, quer académico quer profissional,apenas referimos que tem Formação Superior em Gestão Hoteleira no Institut International de Glion( Montrex-Suiça),e lecciona as Cadeiras de “Gastronomia e Cultura” e “Cozinhas do Mundo”.E é sem dúvida, pelo que sabemos, um Mestre no mundo da Gastronomia

A “cozinha tradicional” é/foi determinada pelo meio? Os produtos da horta, o “porquinho” engordado com produtos naturais, a galinha do campo..Naturalmente. No começo, após o aparecimento do fogo, as populações apenas comiam os alimentos que lhes estavam próximos e apenas na época em que a Natureza os produzia. Esta prática manteve-se até quase ao século XIX. Hoje há sociedades que pensam que a solução da alimentação de qualidade deve regressar a esses comportamento
Com o decorrer dos anos, as populações foram introduzindo novos sabores, nomeadamente também produtos locais e naturais...
O processo de introdução de novos produtos, ou novos métodos de confecção, sempre aconteceu. Este facto deve-se à aproximação dos povos e nós, Portugueses, fomos possivelmente os precursores do que agora chamamos de “cozinha de fusão”. Esta nova cozinha não é uma simples mistura mas a prática continuada de novo receituário e que ganhou perenidade. Algumas dessas receitas resultaram em pratos de excepção e exultantes.

O que é considerada “alimentação de qualidade”, a que tem melhores sabores ou a que “ faz menos mal”?
Esta é uma questão complicada de responder. Para mim a “alimentação de qualidade” começa com a escolha dos produtos, dar-lhes cozeduras exactas, e depois combiná-los de forma a manter um equilíbrio ajustado às necessidades actuais.
,

,
O que é a dieta mediterrânica?
Para uma resposta simples, posso afirmar que é uma alimentação natural e baseada em produtos como o pão, a azeitona e o azeite, legumes locais, muito peixe e o vinho em equilíbrio. Hoje em dia este conceito adquiriu foros de definições intelectualizadas e um exagero de atitudes de marketing com algumas perversões em sua volta.

Que impacto terão hoje “comidas” como feijão com couve, sopa de cebola, sopas de carne, etc.
Parece-me que há uma necessidade de retorno a algumas práticas do passado com a preocupação de ajustamentos que têm a ver a diminuição de ingestão de gorduras, cuidados com o sal, uma alimentação de mais fácil digestão. Estamos a voltar ao tempo das cozeduras lentas a baixa temperaturas que antigamente se faziam por um processo natural, e que agora se entenderam como uma mais-valia para a textura da carne.
A sopa aparece-nos, agora como um produto completo, e frequentemente assistimos ao afirmar “comam sopa pela vossa saúde”.
Hoje em dia retomam-se os refogados mas não se deixa queimar a cebola ou o alho. Todas estas acções revela uma evolução, e eu costumo afirmar que a modernidade na comida só faz sentido quando representa uma evolução natural da tradição.


Ainda hoje em meios rurais como Montargil muitas famílias se alimentam das “hortas” e “quintas” que possuem.
E fazem muito bem.

Lino Mendes[/size][/font]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
VIRGILIO GOMES
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Entrevista / Conversas-
Ir para: