G.P.S.C. de Montargil
informação
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Tópicos similares
    Últimos assuntos
    » MUSEU ONLINE
    Ter Abr 29, 2014 8:17 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    Dom Abr 27, 2014 7:27 pm por lino mendes

    » MUSEU ONLINE
    Sab Abr 26, 2014 11:22 pm por lino mendes

    » MUSEU OINLINE
    Sab Abr 26, 2014 9:29 pm por lino mendes

    » MUSEOLOGIA
    Sab Abr 26, 2014 9:21 pm por lino mendes

    » JORNAL DOSSABORES
    Sex Abr 25, 2014 8:55 am por lino mendes

    » LITERATURA
    Ter Abr 22, 2014 9:36 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    Ter Abr 22, 2014 9:33 pm por lino mendes

    » O LIVRO
    Ter Abr 22, 2014 9:31 pm por lino mendes

    Buscar
     
     

    Resultados por:
     
    Rechercher Busca avançada
    Rádio TugaNet
    Geo Visitors Map
    Agosto 2017
    DomSegTerQuaQuiSexSab
      12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
    CalendárioCalendário

    Compartilhe | 
     

     CONVERSAS CURTAS

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
    AutorMensagem
    lino mendes
    Admin


    Número de Mensagens : 869
    Data de inscrição : 27/06/2008

    MensagemAssunto: CONVERSAS CURTAS   Ter Dez 22, 2009 12:41 am

    Conversas Curtas
    ... poderia ser interessante a produ-
    ção de um espectáculo,onde se jun-
    tassem todos os grupos do Gru-
    po de Promoção/?



    Conversas Curtas, mas que como esta,poderão ser de grande significado,pois de há muito que se impunha uma “conversa” com o responsável pela “Escola de Violas”do Grupo de Promoção ,até por que é preciso dar a conhecer os que connosco trabalham,especialmente quando ao valor profissional juntam o humano e sentem um tanto “montargilismo”.

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Euclides Silva cedo tomou contacto com a música dado o pai ser guitarrista e fadista,mas conhecidos os primeiros acordes,ingressou no Conservatório para fazer formação em “guitarra clássica”. Tem o curso de “animador musical”, e lecciona Ensino da Música para crianças entre os 3 e os 10 anos.
    Desde os 17 anos que pertence a “bandas”,em diversos estilos musicais, e como momento mais alto da sua carreira ,destaca “ a selecção enquanto artista representante de Portugal para integrar uma equipa de artistas internacionais de diversas áreas,o que lhe possibilitou trabalhar com músicos de reconhecimento internacional,bem como deslocações ao estrangeiro”.

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



    Como primeira questão quizemos saber como situa a Viola no âmbito dos instrumentos tradicionais.
    A Viola é um instrumento da família das cordas,que produz um som bastante rico e harmonioso.É um instrumento versátil que se adapta a diversos estilos musicais.
    Em termos práticos é um instrumento muito acessível,quase toda a gente o pode adquirir,conrariamente a alguns instrumentos.Além disso é um instrumento bastante atractivo para crianças e jovens e excelente para a iniciação musical.


    Onde pensa chegar com a matéria prima e condições excelentes?
    Atendendo ao número de alunos que se tem revelado crescente,às condições físicas e materiais disponibilizadas pelo Grupo de Promoção, acredito que poderemos ser ambiciosos em relação ao grupo das violas. Não obstante,importa sermos conscientes para dar-mos passos concretos que possibilitem efectivamente o sucesso deste grupo.

    Assim...
    ...primeiramente pretendo que cada uma das turmas seja autónoma na execução das peças musicais, ou por outras palavras que todos os grupos,mesmo os iniciados consigam executar as peças sozinhos, o que irá consequenetemente aumentar a responsabilidade de cada uma das turmas, mais particularmente de cada um dos elementos.Em segundo lugar,pretendo dedicar mais tempo à parte vocal das músicas, incentivar o canto por parte de todos os elementos, de modo a obtermos coros.Em terceiro lugar tenciono explorar a guitarra como um instrumento que vai além do som produzido pelas cordas.
    Com tudo isto ambiciono a criação de um espectáculo diversificado, equilibrado, estimulante para quem participa no grupo e atractivo para quem assiste.Espectáculo este idealmente apresentado em recintos fechados como sendo auditórios, tendo em conta que a acústica presente nas salas fechadas é mais envolvente que em recintos abertos, o que não implica que não se possam realizar aqpresentações no exterior.

    Considedra que se pode apresentar um ou dois números com a particiipação conjunta e simultânea de outros grupos?
    Penso que é possível no futuro integrar as violas com os restantes grupos musicais. Como já referi, a viola é um instrumento bastante versátil e que pode ser inserido em
    diversos estilos musicais, deste modo não vejo nenhum impedimednto de articularmos algumas músicas com os restantes grupos.

    Que género de espectáculo gostazria de produzir em Montargil?
    Considero que poderia ser interessante a pçrodução de um espectáculo onde se juntassem todos os grupos do Grupo de Promoção.

    Atendendo até à época em que esta “conversa” se realiza,pedimos ao professor Euclides Silva, que nos deixe uma mensagem...
    Primeiro tenho que sublinhar a satisfação de ter oportunidade de trabalhar com o Grupo de Promoção de Montargil, não só pela receptividade das crianças e jovens que se têm inscrito no grupo ( de início contactaram-me para dar aulas a um grupo de cerca de 10 alunos e actualmente contamos com mais de 30 elementos ) mas também pela forma como fui recebido e integrado junto dos membros da direcção deste Grupo.
    Como nas “mensagens” geralmente fazemos votos para o futuro, espero continuar convosco, a participar na formação musical das crianças e jovens da freguesia de Montargil como meio para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado.E quem sabe, incentivarmos a participação de adultos, no grupo de violas, como forma saudável de ocupação de tempos livres.

    Dezembro/2009
    Lino Mendes
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Ver perfil do usuário
     
    CONVERSAS CURTAS
    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos similares
    -
    » nesse topico eu largo as conversas sobre politica e debates sobre o que ta acontecendo

    Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
    G.P.S.C. de Montargil :: Eventos, Recreação e Cultura :: Entrevista / Conversas-
    Ir para: